A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e esse tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, facilitando assim o processo de integração digital entre empresa e órgãos reguladores.
Essa escrituração corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos.
Ao validar o arquivo no PVA, diversos erros podem ser apresentados, esses são apresentado de acordo com o cadastro inadequados ou incompletos no Sienge de suas informações.
Pré-requisito
Ter adquirido o modulo contabilidade e integração contábil e já estar com o mesmo implantado;
Ter o arquivo da ECD devidamente gerado no Sienge:
Dica! sobre esse aspecto segue o artigo com o passo a passo que pode te auxiliar: Como importar a ECD para validação? : Sienge Plataforma
Passo a passo
Passo 1- Ao tentar validar o arquivo no PVA e se deparar como o erro a seguir "O registro I051 é obrigatório quando existe código do plano de contas referencial informado no registro 0000 (COD_PLAN_REF)" :
Nota! Saiba que esse erro ocorre quando não é levado o plano referencial (Registro I051) no arquivo da ECD. A partir do ano base-2019 esse registro passou a ser obrigatório para a entrega da ECD.
Atenção! Portanto, mesmo que sem movimentos contábeis, tais informações devem ser registradas em sua contabilidade, sendo assim deve referenciar as contas em questão.
Passo 2- Para consultar as contas referenciadas vá em: Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / Relatórios / Plano de Contas - Associação com Plano Referencial selecione a empresa em questão e consulte.
Passo 3- Para referenciar as contas vá em: Contabilidade/Fiscal / Apoio / Contabilidade / SPED / Associação de Contas Referenciais associe as contas em questão.
Dica! Sobre esse registro segue o passo a passo a seguir para fazer sua associação do plano de contas referencial: Como fazer a associação do plano de contas referencial? : Sienge Plataforma
Atenção! A modificação da chave do registro I051 a partir do leiaute 9 implica que uma conta contábil (I050)/centro de custo (I051) só poderá ser mapeada para uma conta referencial. Ou seja, cada centro de custo de um conta contábil deverá corresponder a apenas uma conta referencial.
Atenção! Depois de referenciar as contas em questão será necessário gerar um novo arquivo e validar o mesmo no PVA com as informações corrigidas.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!