Porque minha solicitação de compra não aparece na tela de autorização?

No processo de Fluxo de Compras pode ser necessário que a Solicitações de Compra sejam aprovadas na tela de autorizações. Indicamos o uso da tela de autorizações quando, na hierarquia da empresa, o solicitante não pode aprovar Solicitações de Compra. 

Algumas permissões são necessárias para que a solicitação de compra criada apareça para o usuário aprovar na tela de autorizações. Neste artigo iremos apresentar os motivos de uma solicitação não aparecer para aprovação na tela de autorizações.


 

Pré-requisito 

Conferir se a Solicitação de Compra realmente está pendente de autorização no cadastro, em Suprimentos > Compras > Solicitações de Compra > Cadastros.


Atenção! Caso o sistema não apresente nenhum aviso, a solicitação já foi aprovada. Se necessário, pode-se verificar mediante auditoria do sistema qual usuário aprovou a solicitação. Para isso, temos o artigo Como saber quem autorizou uma solicitação de compra? 



Passo a passo


Acesso a obra

Para autorização de uma Solicitação de Compra, o usuário deve possuir acesso na permissão na Função 8- Manutenção dos dados da obra no sistema de Compras, na obra vinculada a Solicitação de Compra. Realizamos essa verificação em Segurança > Autorizações > Usuários/Perfis > Obras. Consultamos a obra, selecionamos a flag autorizada e salvamos a tela: 



Departamentos (Opcional)

O uso de departamentos não é obrigatório no cadastro de Solicitações de Compra, por isso, a autorização no departamento só será necessária em casos onde a solicitação tiver departamento informado, conforme a captura de tela abaixo:
   
Identificando o departamento da solicitação de compra, seguimos para validar se a configuração de autorização no departamento para o Módulo Suprimentos está correta. Para isso, acessamos Segurança > Autorizações > Usuários > Departamentos. Nesta tela pesquisamos o departamento, usuário e a Função 2 "Acesso aos dados do departamento nas funcionalidades de Autorização no módulo de Suprimentos". Está função deve ter sua flag marcada para aqueles usuários os quais você deseja permitir acesso do departamento, conforme imagem abaixo:



Por fim, após conferir os acessos, o usuário pode retornar a tela de autorizações em Suprimentos > Compras > Solicitações de Compra > Autorizações e consultar pela solicitação que anteriormente não aparecia para aprovação:


Nota! Caso a empresa utilize alçadas de aprovação, é necessário conferir a alçada do usuário em Segurança > Autorizações > Usuários > Suprimentos. Consulte o usuário e verifique se ele está selecionado na respectiva alçada da Solicitação, no campo Solicitações de Compra.


Dica! Confira nosso artigo Como configurar alçadas de aprovação para solicitações de compra? Como faço para configurar autorizações do sistema: Suprimentos - Solicitações de compra? referente as autorizações necessárias para poder dar continuidade no processo. 



Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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