O Inventário é uma relação detalhada dos bens e valores de uma pessoa ou empresa. O Sienge permite realizar planos e registros de inventários para bens móveis, tendo como objetivo listar os bens que se encontram dentro da empresa e seu estado de conservação.
Através desta opção de Planos de Inventários, as empresas conseguem planejar quais bens devem ser inventariados até determinada data.
Pré-requisito
Os bens a serem vinculados no plano de inventário, devem estar previamente cadastrados em Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens > Móveis.
Dica! Confira como registrar um Bem Móvel no linkComo cadastrar um patrimônio de bens móveis?
Passo a passo
1. Para iniciar o cadastro do plano de inventário acesse Gestão de Ativos > Patrimônio > Inventários > Planos e clique no botão NOVO.
2. Na tela seguinte preencha as informações obrigatórias de Setor/Obra, responsável, data do plano e o período de execução do plano. Se desejar, pode inserir alguma informação no campo Observação e em seguida clique em SALVAR.
Atenção! O Parâmetro 547 - Geração do número de planos e registros de inventários - define se o número será gerado de forma automática ou de forma manual. Este parâmetro pode ser localizado em Segurança > Administração > Parâmetros.
Para isso, acesse a aba Bens, clique no ícone da lupa no campo BENS, selecione o bem que deseja vincular, clique em ADICIONAR e para concluir clique em SALVAR.
4. O próximo passo é definir o andamento do plano de inventário, se está em execução, pendente ou concluído.
Acesse a aba Execução, selecione a Situação do Plano e clique em SALVAR.
A opção Realizado/Concluído aparece somente após o plano ter passado pela situação de Em Execução.
5. A situação Em execução é um estágio intermediário em que você pode emitir o Relatório Planilha de Inventários, listando os bens inventariados e contendo a assinatura dos responsáveis pela aprovação do inventário.
Este relatório é localizado somente no cadastro do Plano de Inventário e serve para uso físico na obra. Por esse motivo, alguns campos não são de preenchimento automático do Sienge.
O Relatório Planilha de Inventários pode ser emitido após selecionar a situação Em execução, clicando no link Gerar a planilha de inventário.
6. Para que os campos de assinatura fiquem disponíveis, é necessário marcar a coluna Uso. Para emitir a planilha clique em VISUALIZAR.
Veja que há espaço para informar o estado de conservação do bem e outras observações.
Essa planilha serve de apoio para cadastrar os dados no Sienge.
7. Quando a situação de execução estiver Realizado/concluído, será apresentada a possibilidade de registrar o inventário a partir do plano de inventário.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!