Ao receber materiais dos fornecedores pode ser necessário fazer a sua devolução, seja por ter vindo com algum defeito, pelo envio do produto errado ou qualquer outro motivo que se aplique. A questão é se há a necessidade de registrar essa devolução no sistema e, caso seja, como e onde registra-la.
Essa devolução deve ser registrada, para que ocorra o controle financeiro (em ambas as situações, a nota estando ou não paga) e que seja retirada essa quantidade do estoque do centro de custo, evitando a informação de ter algum material disponível equivocadamente nos relatórios do sistema.
Com o registro dessas devoluções no sistema tem-se um histórico completo das notas recebidas e devolvidas. Além disso, o sistema irá controlar a parte financeira, ajudando a evitar pagamentos duplicados aos fornecedores pelo mesmo material.
Pré-requisito
- A nota deve estar cadastrada em Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compra > Cadastro e deve estar consistente.
Passo a passo
- Acesse Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compra > Devoluções e clique na opção Novo para incluir um registro de devolução. Será apresentada a tela inicial de cadastro, selecione a Nota Fiscal que foi devolvida. Para isso clique na opção “Selecionar Nota Fiscal para Devolução”.
- Utilize os filtros para localizar a Nota Fiscal e a selecione, para que o sistema carregue as informações da nota para a devolução.
- Preencha as informações da devolução, com o documento, número, tipo de movimento e a data em que esse material foi devolvido.
Na listagem dos insumos são apresentados os dados da nota, com a obra, o insumo, a quantidade comprada e sua unidade de medida. Além disso é apresentado o pedido que gerou a nota e a quantidade disponível para devolução (caso essa não seja a primeira devolução dessa nota essa quantidade será menor que a comprada, caso contrário será igual à quantidade comprada na nota).
À direita, preencha a quantidade do material que foi devolvido. Com essa informação o sistema irá realizar o cálculo dos valores devolvidos, considerando os valores líquidos de cada insumo.
Logo abaixo dos insumos é apresentada a opção para o sistema considerar ou não o valor do frete no cálculo do valor líquido do insumo.
Na seção “Parcelas em aberto do título da nota fiscal” são apresentadas algumas informações do título da nota que está sendo devolvida, como o valor total a ser baixado nessa devolução (conforme insumos devolvidos) e as parcelas do título com seu saldo corrigido. Caso o título tenha sido totalmente pago, o campo do total a baixar ficará zerado e o sistema terá o comportamento conforme o artigo: O que acontece quando devolvo uma nota que já foi paga?. Sendo necessário apenas salvar a devolução.
Caso tenha algum valor nesse campo você pode informar em qual parcela será baixado esse valor ou utilizar o botão “Sugerir valores a baixar”, que irá preencher os valores começando pela última parcela e subindo até totalizar o valor devolvido. Para finalizar o processo basta salvar a devolução.
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