Como configuro um usuário para cadastrar pedidos de compras já autorizados?

Existem ocasiões em que precisamos dar autonomia a um usuário para que ele possa cadastrar pedidos de compras já autorizados, sem a necessidade de passar pelo fluxo de aprovação.


O artigo abaixo irá lhe auxiliar quanto ao processo de concessão das permissões necessárias para que seus usuários gerem pedidos de compra autorizados ou possam autorizar. Para que cadastrem os pedidos desautorizadas, basta que o usuário não tenha as permissões citadas. 

 


Passo a passo


1. Acesse no menu Segurança > Autorizações > Usuários > Suprimentos ou Segurança > Autorizações > Perfis > Suprimentos;


2. Filtre pelo usuário ou perfil que terá as permissões concedidas ou removidas e edite ().


3. Localize a seção "Pedidos de compra" para habilitar as permissões ao usuário/perfil:


  • Limite do pedido: Informar até qual valor este usuário pode cadastrar um pedido autorizado;
  • Marcar a flag 6 - Permitir quantidades de insumos de pedidos de compra acima das quantidades orçadas;
  • Incluir a porcentagem 999,99 na autorização 12 - Permitir pedidos de compras com preço de insumos até xxx % cima do preço autorizado.

Nota! No exemplo abaixo foi aplicado um limite máximo (9999999,99), mas este limite pode variar de empresa para empresa, conforme padrões de procedimentos internos.



4. Por fim, clique em SALVAR ao final da página para que as autorizações fiquem salvas para o usuário.



Atenção! 

  • Estas são as permissões decisivas para autorizações dos processos de pedidos de compra e devem ser concedidas aos usuários que tenham permissão para realizar autorização ou que possam gerar pedidos de compra autorizados a partir do seu cadastro. Caso contrário, as "permissões" devem ser removidas;
  • A opção de alçada fica disponível para seleção somente se foi configurado o uso de alçadas para aquele processo, sendo obrigatório ter 2 ou 3 aprovadores no processo. Se somente um usuário precisa aprovar o correto é não trabalhar com alçadas;
  • A configuração das alçadas em si ocorrem em Suprimentos > Apoio > Configurações de Autorização, e ela se aplica somente à tela de autorização. Para o cadastro do registro o sistema não observa a alçada, somente as demais permissões.


Nota! As alterações só serão válidas para as próximas ações de "salvar", em casos de liberação para um usuário que irá gerar um processo aprovado, a partir do cadastro. Ou seja, para que este Pedido fique aprovado, deve-se abrir o cadastro do pedido editar o insumo e salvá-lo novamente.





Esperamos que este artigo tenha ajudado!

 

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