Como cadastrar desembolso de insumo?

Esta opção permite determinar as condições de pagamento para cada insumo a fim de se gerar um cronograma de desembolso financeiro das obras mais próximo possível da realidade.

 

Passo a passo 

  1. Acesse a tela em: Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Cadastros.
  2. Edite o insumo e acesse a aba "DESEMBOLSO"
  3. Em seguida, selecione o botão "adicionar" e informe o número de dias e a porcentagem de desembolso para cada parcela
  4. Após a inserção das informações, clique em SALVAR para que as informações sejam validadas pelo sistema. 


 Entendendo as opções em tela DESEMBOLSO



  • Insumo com característica de serviço: Essa flag indica que deve ser levado em consideração o “Desembolso” configurado no cadastro da obra, onde o desembolso do insumo poderá ocorrer “X” dias após o início da tarefa (caso esteja usando a opção “dias fixos” no Desembolso da Obra), ou ocorrer logo no início da tarefa (caso esteja usando a opção “data de início dos serviços), dessa forma, o “tempo de entrega estimado” será ignorado em insumos com característica de serviço para definição do cronograma de desembolso do insumo.

     A característica de serviço determina que o insumo possui condições de pagamento semelhantes a um serviço de mão de obra, ou seja, somente é determinado o período para pagamento

  • Intervalo das entregas: Indica que o desembolso ocorrerá no início da tarefa e a cada “X” dias, onde a quantidade será dividida proporcionalmente entre essas entregas, levando em consideração a duração da tarefa.


Entendendo as opções em tela SUGESTÃO DE PARCELAS

  • Quantidade de parcelas: Número de parcelas mensais para pagamento do insumo. Utilizado apenas como sugestão para facilitar a informação das parcelas de pagamento.

    Depois de informar o número de parcelas, clique no botão Sugerir para que o sistema distribua as parcelas conforme o número informado e calcule o percentual correspondente proporcional a cada uma.

    Se for preenchido, o desembolso ocorre parcelado a partir da entrega do insumo, de acordo com os prazos e percentuais definidos. Se não for preenchido, será considerado que cada entrega é desembolsada a vista.

  • Com entrada: Marque esta opção para determinar que o número de dias da primeira parcela a ser sugerida será 0 (sem entrada) ou 30 (com entrada). Utilizado apenas como sugestão em conjunto com o campo Quantidade de parcelas.



Dica! Vale lembrar que caso esteja utilizando os “Intervalos das entregas”, ocorrerão entregas do insumo a cada “X” dias, onde cada uma dessas entregas receberá o parcelamento definido em “Parcelas”.


 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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