Esta opção permite determinar as condições de pagamento para cada insumo a fim de se gerar um cronograma de desembolso financeiro das obras mais próximo possível da realidade.
Passo a passo
- Acesse a tela em: Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Cadastros.
- Edite o insumo e acesse a aba "DESEMBOLSO"
- Em seguida, selecione o botão "adicionar" e informe o número de dias e a porcentagem de desembolso para cada parcela
- Após a inserção das informações, clique em SALVAR para que as informações sejam validadas pelo sistema.
Entendendo as opções em tela DESEMBOLSO
- Insumo com característica de serviço: Essa flag indica que deve ser levado em consideração o “Desembolso” configurado no cadastro da obra, onde o desembolso do insumo poderá ocorrer “X” dias após o início da tarefa (caso esteja usando a opção “dias fixos” no Desembolso da Obra), ou ocorrer logo no início da tarefa (caso esteja usando a opção “data de início dos serviços), dessa forma, o “tempo de entrega estimado” será ignorado em insumos com característica de serviço para definição do cronograma de desembolso do insumo.
A característica de serviço determina que o insumo possui condições de pagamento semelhantes a um serviço de mão de obra, ou seja, somente é determinado o período para pagamento - Intervalo das entregas: Indica que o desembolso ocorrerá no início da tarefa e a cada “X” dias, onde a quantidade será dividida proporcionalmente entre essas entregas, levando em consideração a duração da tarefa.
Entendendo as opções em tela SUGESTÃO DE PARCELAS
- Quantidade de parcelas: Número de parcelas mensais para pagamento do insumo. Utilizado apenas como sugestão para facilitar a informação das parcelas de pagamento.
Depois de informar o número de parcelas, clique no botão Sugerir para que o sistema distribua as parcelas conforme o número informado e calcule o percentual correspondente proporcional a cada uma.
Se for preenchido, o desembolso ocorre parcelado a partir da entrega do insumo, de acordo com os prazos e percentuais definidos. Se não for preenchido, será considerado que cada entrega é desembolsada a vista. - Com entrada: Marque esta opção para determinar que o número de dias da primeira parcela a ser sugerida será 0 (sem entrada) ou 30 (com entrada). Utilizado apenas como sugestão em conjunto com o campo Quantidade de parcelas.
Dica! Vale lembrar que caso esteja utilizando os “Intervalos das entregas”, ocorrerão entregas do insumo a cada “X” dias, onde cada uma dessas entregas receberá o parcelamento definido em “Parcelas”.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!