A atualização de preços é importante para manter os insumos e serviços sempre com o preço mais recente, fazendo com que os Orçamentos de obra fiquem o mais próximos possível da realidade. Nessa ferramenta podemos atualizar o preço dos insumos cadastrados no Custos Unitários de forma mais prática, sem ter que editar o preço insumo a insumo. Visite o artigo Como cadastrar os preços dos insumos? caso tenha dúvidas sobre o cadastro inicial.
Passo a passo
- Em Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Alterações em Massa > Atualizações de Preços.
- Selecione a tabela que receberá as atualizações:
- Selecione a forma de atualização em que o reajuste será feito.
- Caso queira ajustar os preços de apenas um insumo, ou determinado grupo de insumos, basta selecionar nos campos respectivos. Porém, se a atualização for para todos os insumos da tabela, indicamos deixar os dois campos em branco.
- No campo Data do preço informe a data de corte, ou seja, somente os insumos que tenham preço com data igual ou anterior à data informada serão atualizados nesse processo. Por Exemplo, se informar a data de corte de 31/12/2021, somente os insumos com esta data ou data de preço anterior serão considerados na atualização. Os insumos em que o preço já está com data de 2022 não serão afetados pela atualização.
Dica! Ao finalizar a configuração não esqueça de selecionar o botão "ATUALIZAR" para que as configurações sejam consideradas.
Formas de atualização - opções de seleção
- Por percentual:
Onde preenchemos o campo “Percentual” com um percentual (positivo ou negativo). O preço dos insumos será reajustado conforme aplicação desse percentual.
Ao selecionar esta opção, será apresentada a opção "ATUALIZAÇÃO POR PERCENTUAL", para que seja informado o percentual.
Dica! Caso queira alterar somente a data, sem alterar o valor dos insumos, deixe o percentual zerado e informe a Nova data do preço.
- Por indexador:
Onde preenchemos o campo “Indexador”, e o preço dos insumos serão reajustados conforme a variação ao longo do tempo desse indexador. Para definir essa variação, o sistema irá levar em consideração o indexador na “data do preço” atual do insumo, em comparação com o indexador na “nova data do preço” do insumo.
Ao selecionar esta opção, será apresentada a opção "ATUALIZAÇÃO POR INDEXADOR", para que seja informado o indexador. - Por importação de dados:
Onde podemos anexar uma planilha com as informações dos insumos a serem atualizados e seus novos preços.
Ao selecionar esta opção, será apresentada a opção "ATUALIZAÇÃO POR IMPORTAÇÃO DE DADOS", para que seja informado o arquivo de importação.
Ao selecionar o campo "tipo de importação" serão validadas duas opções:
- OUTROS: Selecione esta opção para indicar que o arquivo a ser importado é em formato de texto(arquivo em formato TXT).
Ao selecionar a opção OUTROS será apresentado o campo ARQUIVO, para que seja anexado o arquivo TXT.
- ARQUIVO XLS: Selecione esta opção para indicar que o arquivo a ser importado é em formato de XLS e deve ter o tipo de conteúdo de suas colunas indicado no Sienge.
Ao selecionar a segunda opção ARQUIVO XLS será apresentado o campo "CONTEÚDO DE ARQUIVO DE DADOS"...
Neste caso, o processo se dará por meio de associação entre os dados do arquivo e os dados informado no "conteúdo do arquivo de dados", sendo cada coluna do arquivo correspondendo à uma linha informada em tela do sistema, como o exemplo abaixo:- Por digitação:
Onde será apresentada em uma nova tela uma lista dos insumos conforme os filtros aplicados, havendo uma coluna referente ao novo preço para digitação manual.
Será apresentado o campo ordenação, para que você informe como os insumos serão apresentados para digitação do preço.
Escolha e em seguida selecione campo "consultar".Na sequencia, será apresentada a tela de digitação, com a apresentação dos insumos listados, insira o valor e salve a tela.
A partir de uma obra:
Onde selecionamos uma Obra origem e o sistema irá consultar os preços atuais cadastrado na obra em questão para atualizar a tabela do Custos Unitários.
A partir das compras/movimentações de estoque:
Onde selecionamos o preço a ser utilizado, havendo as opções último custo e custo médio, e o preço dos insumos será atualizado conforme as compras feitas no sistema. Caso o campo “Obra origem” seja preenchido, será levado em consideração apenas as compras feitas para essa obra.
Ultimo custo: Selecione esta opção para que o preço dos insumos seja atualizado conforme o custo da última compra.
Custo médio: Selecione esta opção para que o preço dos insumos seja atualizado pelo seu custo médio. Informe a obra que será considerada como base para essa atualização.
A atualização do preço dos insumos utilizando o cálculo do custo médio a partir de compras/movimentação de estoques e sem selecionar nenhuma obra de origem é realizado levando em consideração o valor do custo de todos os centros de custos da obra que teve a última movimentação deste insumo.
A seguir, pontuamos algumas etapas que devem ser seguidas para realizar a verificação do valor do custo médio a ser aplicado:
1. Pra localizar a última movimentação de um insumo, e com isso definir qual a última Obra movimentada:
a. Acessar relatório Suprimentos > Estoque > Relatórios > Movimentações, sem filtrar por nenhum Centro de Custo.
b. No .pdf ou .xlsx gerado podemos usar o "Ctrl F" do navegador para localizar o insumo no relatório.
c. Observação: é importante notar que as movimentações estão ordenadas por obra, então é preciso realizar uma busca no arquivo para ter certeza de qual foi a data mais recente de movimentação daquele insumo.
d. Observação 2: Caso haja mais de uma movimentação para o mesmo insumo com a mesma data, a movimentação que tiver o menor valor de preço será utilizada.
2. Para verificar o custo médio do insumo na última Obra movimentada:
a. É preciso emitir o relatório Suprimentos > Estoque > Relatórios > Posições de Estoque Atual, filtrando pelo insumo desejado e pela Obra específica encontrada na movimentação mais atual do passo anterior.
b. Nesse relatório irá constar o valor do custo médio calculado nesta movimentação.
3. Para conferir todas as notas que compõem o custo médio desse insumo:
a. É preciso emitir o relatório Suprimentos > Compras > Relatórios > Relação de Notas Fiscais, filtrando pela Obra, Insumo, e considerar todo o período de existência da obra.
b. A partir deste relatório, basta somar o campo “custo de entrada” do insumo em todas as notas e dividir pela quantidade total, levando em consideração todas as notas.Ao finalizar a configuração não esqueça de selecionar o botão "ATUALIZAR" para que as configurações sejam consideradas.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!