Os itens do contrato definem o seu valor e servem de base para a realização das medições em suprimentos.
Pré-requisito
Ao cadastrar o contrato é importante atentar-se ao campo de Tipo de Item, pois neste momento deve ser informado se os itens do contrato serão Serviços ou Insumos, para que sejam apresentadas as opções correspondentes no momento de selecioná-los. No caso de Insumos, pode-se tanto ter a contratação de um empreiteiro que fornece pedreiros, por exemplo, quanto a contratação de fornecimento de Materiais.

Passo a passo - Definição da obra
1. Assim que o cadastro do contrato é salvo fica disponível a aba Itens, onde serão feitas a inserções das obras que serão contempladas neste contrato. Somente após a inserção destes itens que será possível conferir o valor total do Contrato.

Após salvar a inclusão da obra será possível editá-la clicando no ícone de planilha em vermelho do lado direito na linha da obra para então inserir os serviços/insumos. Esta inserção pode ocorrer de diversas maneiras, dependendo da situação.

2. Para organizar os itens é possível criar grupos através da opção Novo Grupo, criando separadores dependendo da organização desejada, mas esta informação não é obrigatória.

Utilização de Serviços
Para contratos de Serviços, podem ser utilizado os seguintes botões para inclusão de itens:

Novo: Por meio desse botão, é possível incluir serviços já cadastrados na obra do contrato, disponíveis em Engenharia > Serviços > Cadastro. Para isso, basta informar o serviço desejado, a quantidade a ser contratada, o preço unitário (de material e/ou mão de obra), além da apropriação financeira (conta do plano financeiro relacionada à despesa ou receita, conforme o tipo de contrato) e da apropriação de obra (item de orçamento ao qual essa despesa está vinculada). Caso necessário, também é possível incluir uma observação interna complementar sobre o serviço.
Solicitação: Permite puxar os itens de uma Solicitação de Serviço, cadastrada em Suprimentos > Contratos e Medições > Solicitações de Serviço > Cadastro.
Atenção! Para que a solicitação de serviço seja apresentada para inclusão na obra, precisa pertencer a mesma Obra, Unidade Construtiva e Empresa do contrato
Orçamento: Permite puxar os itens diretamente da estrutura do Orçamento, com as quantidades e preços orçado cadastrados em Engenharia > Orçamento > Planilhas.
Planejamento: Permite puxar os itens diretamente da estrutura do Planejamento, cadastrados em Engenharia > Planejamento > Planilhas.
Outras Planilhas: Permite copiar os itens a partir de outros contratos.
Dica! Como importar itens através de planilha para Contratos de Serviços no módulo Suprimentos?
Atenção! O ideal é que esse serviço seja específico, ou seja, não pode ser um serviço genérico para lançamento dos itens. Caso seja uma verba despendida para a execução, sem controle de quantidade efetiva, deve-se colocar o valor total da verba no campo quantidade e nos campos preço de mão de obra e preço de material deve-se distribuir R$ 1,00, conforme a proporcionalidade destes itens.
Utilização de Insumos
Para contratos de Insumo, as opções são quase as mesmas, com a adição das opções de puxar os itens de uma Solicitação de Compra ou de uma Cotação de Preços (ambos de Suprimentos > Compras).

Lembrando que para que as Solicitações de Compra e Cotações de Preços sejam apresentadas para inclusão no contrato, precisa pertencer a mesma Obra e Fornecedor do contrato.
Dica! Como importar itens através de planilha para Contratos de Insumos no módulo Suprimentos?
Dica! Seguem artigos relacionados
- Como cadastrar um contrato do tipo CONTRATADA no sistema
- Como cadastrar um contrato do tipo CONTRATANTE no sistema
Esperamos que este artigo tenha ajudado!












