Esta melhoria se refere a nova funcionalidade: Inclusão de Fornecedor nas Tarefas do Planejamento liberada recentemente. Ao final deste artigo você entenderá as próximas melhorias que serão realizadas ainda nesta funcionalidade.
Passo a passo
Como Acessar: Engenharia / Diário de Obra / Cadastro
Passo 1: Ao consultar um registro existente OU criar um, na aba “Tarefas”. As Tarefas que forem adicionadas na seção TAREFAS EXECUTADAS poderão ser opcionalmente quantificadas.
Passo 2: Após clicar no botão ADICIONAR (na seção de TAREFAS EXECUTADAS), o usuário continua a ter que selecionar primeiramente o Tipo, sendo que:
1) No caso de “Tipo = Tarefa”, a tela inicialmente terá o layout conforme imagem abaixo
Atenção!
“Unidade Construtiva”, “Tarefa” e “Observações” continuam com o mesmo conceito.
Ainda nesta tela do sistema criamos uma seção chamada MEDIÇÃO DA TAREFA, sendo cada campo:
- Quantidade: Campo editável e opcional. Somente número positivo. Permitido no máximo 4 casas decimais. Dica! Aqui o usuário poderá citar a quantidade que foi produzida neste Registro para a Tarefa que está sendo incluída;
- Unidade: Campo NÃO editável. Buscaremos no Planejamento do Engenharia a unidade de medida (símbolo + descrição) desta Tarefa, conforme composição do Custo Tarefa e preencheremos de modo automático para o usuário. Atenção! Caso não haja definição de Custo Tarefa, o campo fica vazio e continua não editável;
- Saldo de Acompanhamento: Campo NÃO editável. Mostraremos o saldo quantitativo baseado em tudo que não foi medido no Acompanhamento do Engenharia, conforme fórmula abaixo:
Saldo de Acompanhamento = Quantidade Planejada - Quantidade Acumulada do Acompanhamento
Sendo:
- Quantidade Planejada = Quantidade planejada para o item conforme definição do Custo Tarefa.
- Quantidade Acumulada do Acompanhamento = Quantidade acumulada que já temos registrada no Acompanhamento do Engenharia, independente se está aprovado ou não.
- Fornecedor: Campo editável* e opcional. Atenção!* Se a Tarefa que está sendo incluída no Diário de Obra, tiver Fornecedor atribuído no Planejamento, será preenchido automaticamente com esta informação e será bloqueada a edição deste campo (motivo: manter a sincronização).
2) No caso de “Tipo = Avulso”, a tela inicialmente terá o layout conforme imagem abaixo
Atenção!
“Descrição” e “Observações” continuam com o mesmo conceito.
Ainda nesta tela do sistema criamos uma seção chamada MEDIÇÃO DA TAREFA, sendo cada campo:
- Quantidade: Campo editável e opcional, somente número positivo. Permitir no máximo 4 casas decimais;
- Unidade de Medida: Campo editável e opcional. Clicando na lupa, o usuário poderá buscar todas as Unidades de Medida que estão cadastradas no Apoio geral
- Saldo de Acompanhamento: Campo NÃO editável e sempre vai retornar 0,0000, pois este Registro não tem elo com o Planejamento
- Fornecedor: Campo NÃO editável e sempre vai aparecer vazio.
Nota! Procuramos deixar iguais as seções de MEDIÇÃO DA TAREFA, porém, inclusões com “Tipo = Tarefa” e “Tipo = Avulso” tem suas próprias características.
Passo 3: Posterior a inclusão de Tarefas em um registro, a visualização das informações também foi atualizada conforme imagem abaixo:
Atenção! A tela apresenta este layout somente após usuário clicar no botão SALVAR que fica no final da página. Quando o usuário clicar em CONFIRMAR (na seção de TAREFAS EXECUTADAS), alguns dos dados aparecem parciais nesta visualização.
Sendo cada campo:
- Descrição: Mantido o conceito atual;
- Fornecedor: Razão Social conforme foi preenchida na seção de MEDIÇÃO DA TAREFA;
- Data de Início: Data que consta em TAREFAS DO PROJETO (no Planejamento do Engenharia) para a respectiva Tarefa;
- Data de Término: Data que consta em TAREFAS DO PROJETO (no Planejamento do Engenharia) para a respectiva Tarefa;
- Qtde Planejada: Quantidade que consta em TAREFAS DO PROJETO para a respectiva Tarefa que foi calculada com base na definição do Custo Tarefa;
- Unidade: Símbolo da Unidade de medida que consta em TAREFAS DO PROJETO para a respectiva Tarefa que foi definida com base na definição do Custo Tarefa;
- Qtde Medida: A quantidade conforme o que foi preenchido na seção de MEDIÇÃO DA TAREFA do próprio Registro do Diário de Obra;
- Qtde Acum. Atual: Somatório quantitativo dos registros do Diário de Obra. Considerando este registro atual e somando a Quantidade Medida de todos de data anterior existentes para a mesma Tarefa em questão;
- Qtde Vinculada: Quantidade acumulada que foi utilizada na tela de Integração para gerar Registros de Acompanhamentos com base em quantificações no Diário de Obra;
Atenção!
- A Qtde Acum. Atual, não tem relação com a quantidade acumulada do Acompanhamento do Engenharia. Pode acontecer destes valores serem iguais se todos os registros do Acompanhamento forem criados através da tela de Integração do Diário de Obras.
- A coluna de Observação foi removida. As Observações registradas em cada Tarefa podem ser visualizadas ao colocar o cursor do mouse em cima do ícone “i azul” no final da linha.
- Todos as linhas e colunas na tela de TAREFAS EXECUTADAS não serão editáveis.
Notas!
- Tanto inclusões como “Tipo = Tarefa” como “Tipo = Avulso” poderão ser quantificáveis. Mas quantificações com inclusões “Tipo = Avulso” não vão ter elo para no futuro gerar Registro de Acompanhamento;
- O botão COPIAR ANTERIOR, não copia a Quantidade do Registro anterior, mas o Fornecedor ele faz cópia
- Estes dados quantitativos e de fornecedor por enquanto não são exibidos em nenhum relatório
- Modificações feitas no Planejamento, não serão refletidas automaticamente no Diário de Obra para registros existentes e já salvos.
Exemplo: O usuário inclui no Diário de Obra uma Tarefa A que tem Fornecedor X registrada no Planejamento, o Fornecedor X será preenchido automaticamente neste registro do Diário de Obras. Se posterior ao salvamento deste dado, o usuário for lá no Planejamento e modificar nesta Tarefa A o Fornecedor X para Y, está alteração não é refletida no registro do Diário de Obra já existente de modo automático. Para que haja esta alteração do Fornecedor e ficar igual novamente com o Planejamento, o usuário tem que editar o registro do Diário de Obra e colocar a mesma Tarefa novamente, com isto, o Registro do Diário de Obra agora terá o Fornecedor Y atrelado com a Tarefa A. Este conceito é valido para alterações no Custo Tarefa que podem modificar a unidade de medida e não haverá atualização automática também.
Não deixe de conferir o conteúdo: Engenharia/Diário de Obra: Tela de Integração do DDO com Acompanhamento.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!