A entrada de estoque é um movimento realizado dentro do Sistema de Estoque, no Módulo Suprimentos, em que a quantidade dos insumos é adicionada ao seu almoxarifado central e de suas obras.
Através da tela de Inicialização de Estoque, o usuário pode efetuar a entrada das quantidades dos insumos via Importação de Arquivo.
Confira o passo a ser realizado.
Pré-requisito
O arquivo deve possuir a extensão XLS e conter no mínimo as informações: Código de Barras do Insumo, Quantidade e Preço Unitário.
Nota! O código de barras é importante, pois é através dele que o sistema identificará o insumo, detalhe e marca que deve receber a quantidade informada, portanto, os insumos já precisam estar cadastrados no sistema em Custos Unitários.
Passo a passo
1. Acesse o menu Suprimentos > Estoque > Movimentos de Estoque > Inicializações. Selecione o Centro de custo* que será utilizado na Inicialização de Estoque, a Data da inicialização e clique em CONSULTAR.
Atenção! Se desejar otimizar o filtro da inicialização, filtre os insumos por Grupo de Insumo.
2. Expanda o campo ARQUIVO e puxe o arquivo XLS com as informações do código de barras do insumo, quantidade e preço unitário.
3. O próximo passo é informar o Conteúdo da Coluna. Neste campo, o usuário precisa informar quais colunas estão presentes no arquivo XLS.
No exemplo, inserimos dois itens. Sendo:
- Coluna A referente ao código de barras;
- Coluna B referente a quantidade;
- Coluna C referente ao preço unitário.
Com auxilio do botão ADICIONAR, o usuário informa as colunas do arquivo XLS, conforme a ordem do arquivo.
4. Para processar a importação do arquivo, o usuário deve clicar em IMPORTAR.
5. Para concluir a inicialização do estoque, é necessário preencher as informações de Estorno e Inicialização.
A Inicialização de Estoque estorna a quantidade atual em estoque do insumo importado e inicializa uma nova quantidade para o insumo no estoque, conforme a quantidade importada.
➡️ Nos campos Informações do Movimento de Estorno e Informação do Movimento de Inicialização, selecione o Documento* e número do movimento de estorno e o numero do movimento de inicialização.
Dica! Ao clicar em , o sistema determina automaticamente um número para o movimento de estorno e inicialização.
Nota! Havendo a necessidade, pode-se adicionar uma observação nos campos para que fique gravada no cadastro do movimento de estorno e no cadastro do movimento de inicialização.
6. Ao realizar a importação do arquivo XLS, por meio do código de barras, o Sienge localiza o insumo.
7. Antes de salvar as informações, se a obra realiza apropriação de obra, é necessário informar em quais itens de orçamento estará apropriado a nova quantidade de estoque do insumo.
Para isso, no campo Apropriações Para Todos os Itens, com auxilio do botão ADICIONAR, selecione a unidade construtiva, o item de orçamento e clique em INSERIR.
Nota! Se necessário distribuir a quantidade do insumo em mais itens de orçamento, ajuste o percentual (%) de apropriação neste item. O somatório de todas as apropriações precisa fechar 100%.
7. Por fim, clique no botão SALVAR
Feito! A inicialização de estoque por importação de arquivo foi realizada com sucesso.
Onde conferir?
- Para conferir o cadastro dos movimentos de estorno e inicialização, acesse o menu Suprimentos > Estoque > Movimentos de Estoque > Cadastros.
- Para conferir a quantidade atual do insumo importado, utilize o Relatório Posição de Estoque Atual no menu Suprimentos > Estoque > Relatórios.
Dica! Confira outros artigos relacionados:
- Como realizar a inicialização do estoque?
- Como cadastrar novos tipos de movimentos para inicialização de estoque?
- Como cadastrar Tipos de Movimento de Estoque e quais as suas aplicações?
- Como cadastrar movimento de baixa (consumo) de insumos no estoque?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!