Através do Sistema de Acompanhamento, do Módulo de Engenharia, é possível realizar o registro de medições referente a execução física da obra, baseado no seu planejamento, medindo as quantidades ou percentuais executados para cada tarefa.
Em alguns casos, é necessário registrar medições com quantitativos negativos, quando há redução da necessidade de um determinado item.
Neste artigo, veremos como configurar a obra para que seja possível registrar medições negativas no acompanhamento da obra.
Pré-requisito
Para acessar as informações de cadastro e acompanhamento da obra, é necessário ter as permissões 3 e 23 na obra, em Segurança > Autorizações > Usuários > Obras:
✅Permissão: 3- Acesso aos dados da obra no sistema de Acompanhamento
✅Permissão: 23 - Acesso aos dados da obra no sistema de Apoio
Passo a passo
1. Para permitir o registro de medições com quantidades negativas devemos configurar o cadastro da obra no menu Apoio > Obras e Centros de Custos > Cadastros. Consulte e edite a obra desejada e, em seguida, acesse a aba Obra.
2. Marque a flag Permitir medições negativas no acompanhamento de obra e salve a tela.
Atenção! Essa configuração não se aplica a importações oriundas do MS-Project para Acompanhamentos:
3. Para informar uma medição de acompanhamento com quantidade negativa acesse o cadastro do Registro de Medição no menu Engenharia > Acompanhamento > Registro de Medições. Consulte uma medição já existe ou então clique no botão Novo para criar uma nova medição.
4. Acesse a aba Itens do Registro de Medição, onde serão apresentadas as tarefas do Planejamento, e edite a unidade construtiva.
Para o preenchimento da quantidade medida, localize a tarefa desejada, e informe a quantidade no campo "Qtde. medida".
5. Afim de se informar uma quantidade medida negativa, o usuário deve observar se existe quantidade acumulada anterior, referente aos outros registros de medição da respectiva tarefa. No exemplo a seguir foram planejados 100m² para executar a tarefa 4 - Alvenaria e, no acumulado anterior, está sendo indicada 7,2m². Dessa forma, para reduzir a quantidade basta inserir o sinal negativo e quantidade a ser reduzida.
Dos 7,200 m² já executados estaremos reduzindo -3,0000 quantidades. A diferença retornará disponível para a tarefa e poderá ser medida em outros registros de medição da obra.
No exemplo, temos o Registro de Medição posterior a medição na qual foi informada a quantidade negativa para a tarefa. Sistema reduziu a quantidade acumula anterior conforme o que foi informado pelo usuário.
Nota! Em qual local posso conferir a quantidade medida da tarefa ?
- Relatórios de Acompanhamento no menu Engenharia > Acompanhamento > Relatórios;
- Relatórios Comparativo Medido X Comprometido e Comparativo Desembolso X Comprometido no menu Suporte a Decisão > Gerencial de Obras.
Dica! Confira os artigos relacionados:
- Como realizar o registro de medições no sistema Acompanhamento?
- VÍDEO - Como cadastrar uma planilha de planejamento?
- VÍDEO - Como definir o custo das tarefas do planejamento?
- Quais as opções de edição na planilha de Planejamento e para que servem ?
- VÍDEO - Como configurar o desembolso dos insumos e serviços para o planejamento?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!