Como cadastrar um patrimônio de bens imóveis ?

 

O sistema Patrimônio permite gerenciar os bens patrimoniais da empresa como por exemplo os bens imóveis, que são aqueles que não podem ser transportados sem causar danos a sua estrutura, e que estão vinculados ao solo (podendo ser terrenos, edificações, entre outros). Ele também abrange todo o acompanhamento contábil do patrimônio fazendo as depreciações, bem como planos e registros dos inventários. 



Pré-requisito 

1. Ter insumo cadastrado, sendo obrigatoriamente do tipo equipamento e o tipo de bem como Bem Imóvel. Segue artigo sobre o cadastro de insumos: Como cadastrar Insumos novos?


2. Caso não tenha um grupo de insumo do tipo "Equipamento" consulte o artigo de como cadastrar: Como cadastrar um grupo de insumo? 


3. O insumo também deve estar vinculado à obra no sistema de Orçamento: Como atualizar o insumo nas obras? 


 

Passo a passo 


1. Para cadastrar o bem acesse Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens > Bens Imóveis > Novo;



2. Em 'Informações do Bem', informe o centro de custo, o insumo e o detalhamento (ex.: tamanho, funcionalidade, entre outros aspectos) do bem imóvel. 

Dica! Esse centro de custo pode ser alterado posteriormente, verifique como no artigo Como faço para mudar um bem de Centro de Custo? 



3. Em 'Características do Bem', é possível informar o estado de conservação, a área privativa e a área comum. 


Estado de conservação: Estado de conservação do bem imóvel, cadastros em Gestão de Ativos> Apoio> Estados de Conservação.

Área privativa: Área restrita somente ao bem imóvel.

Área comum: Área proporcional comum de todos os bens imóveis (unidades) do empreendimento. 


4. Em 'Localização', é necessário indicar o endereço do bem imóvel, incluindo o bairro, município e CEP. E clicar em Salvar para registrar essas informações do bem. 

Nota! Apenas os campos marcados com (*) são obrigatórios para o preenchimento do cadastro do bem imóvel.


5. Após finalizar o cadastro inicial do bem, acesse a aba 'Complemento' para informar a forma de incorporação, data, o valor inicial do bem. Se desejar, também é possível informar os dados de depreciação. 


Depreciação:

Caso seu bem não vá ser depreciado, basta desmarcar a flag "Este bem deve ser depreciado".

Caso seu bem deva ser depreciado, é necessário parametrização adequada, conforme artigo: Como cadastrar a depreciação de um bem e realizar a sua Integração contábil?




Dica! Confira nossos artigos relacionados: 


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.