A compensação de crédito de imposto é um processo no qual créditos fiscais acumulados podem ser usados para reduzir o montante de impostos a pagar. Isso geralmente ocorre quando uma pessoa ou empresa possui créditos fiscais não utilizados de períodos anteriores e pode aplicá-los para diminuir o valor devido em impostos futuros. Essa prática ajuda a otimizar a carga tributária e aproveitar benefícios fiscais acumulados.
No Sienge, vamos indicar duas formas de demonstrar isso, abaixo informamos como.
Passo a passo
A 1° opção é realizar uma baixa nula, pois, na realidade, não ocorrerá o pagamento dessas guias. Para fazer isso, acesse: Financeiro / Contas a Pagar / Baixas / Inclusão.
Recomendamos efetuar uma baixa de cancelamento ou uma baixa do tipo outros e na observação da baixa, informar que houve compensação de crédito com órgão governamental.
Nossa 2° opção consiste em criar uma conta do tipo "Caixa" e iniciar o saldo dessa conta com o crédito que você possui junto ao governo.
Na hora da baixa, indique esta conta e a baixa do tipo pagamento para ir reduzindo o saldo informado. Dessa forma, é possível monitorar o valor do crédito existente e observar a diminuição do saldo, facilitando análises futuras.
Para criar a conta do tipo Caixa, acesse: Apoio / Contas Correntes / Cadastros seguindo as instruções fornecidas no manual:Cadastro de uma nova conta corrente e seus tipos.
Após a criação e inicialização da conta, proceda com a baixa da guia, indicando esta conta específica.
Abaixo, segue um exemplo pratico:
Em: Financeiro / Contas a Pagar / Baixas / Inclusão informe a sua conta de compensação e a baixa do tipo pagamento e efetue a baixa:
Pronto, agora você consegue ir verificando pelo extrato o saldo compensatório e todos os títulos que foram abatidos nele.
Acesse em Financeiro / Caixa e Bancos / Relatórios / Extrato de Contas:
Atenção! Ressaltamos que as duas opções mencionadas acima são apenas sugestões para a execução dessa ação. Recomendamos que sua empresa avalie cada alternativa para verificar se estão alinhadas com as regras do seu financeiro e sistema de contabilidade.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!