Um procedimento amplamente utilizado nas empresas é a aprovação dos títulos a pagar antes de serem encaminhados para o devido pagamento.
Essa rotina é estabelecida para assegurar que os pagamentos sejam devidamente registrados e que não haja erros em sua quitação.
Para isso, o sistema apresenta um processo de autorização de pagamento que as empresas configuram de acordo com suas necessidades. Se houver dúvidas em relação a essas configurações, o artigo a seguir pode ser útil: Como configurar o sistema para a Autorização de Pagamento?
Este artigo abordará quando uma autorização já realizada em uma parcela é removida após uma edição de dados no título.
Isso ocorre para que o fluxo de aprovação seja refeito diante das novas alterações realizadas, garantindo assim o correto processo de conferência para o título em questão.
Passo a passo
Vejamos agora na tabela, a seguir, quais ações resultam na remoção ou não da aprovação de um título/parcela a pagar:
REMOVE AUTORIZAÇÃO | PERMANECE AUTORIZAÇÃO |
---|---|
TELA DE CADASTRO | TELA DE CADASTRO |
- | Alterar documento |
- | Alterar número do documento |
- | Alterar data de emissão |
- | Alterar data de competência (quando ativo e por título) |
Alterar credor quando o parâmetro 562 está para "Não" | Alterar credor quando o parâmetro 562 está para "Sim" |
- | Observação |
- | Alterar ou incluir desconto |
- | Alterar data contábil |
- | Alterar apropriação financeira |
ABA PARCELAS | ABA PARCELAS |
Alterar indexador | Apenas salvar a tela sem alterar nada |
Alterar data base | Incluir nova parcela permanece autorizada a anterior e cria nova desautorizada |
Alterar data de vencimento | Excluir parcelas (autorizadas ou não), as parcelas que não foram excluídas e estavam autorizadas, permanecem autorizadas |
Alterar data de competência (quando por parcela) | - |
Alterar o valor | - |
ABA IMPOSTOS | ABA IMPOSTOS |
Quando o parâmetro 870 está para "Sim", qualquer ação na aba de impostos remove autorização, mesmo que seja apenas o ato de entrar na tela e salvar | Quando o parâmetro 870 está para "Não", o titulo permanece autorizado ao realizar qualquer ação na aba de impostos |
ABA APROP. DEPARTAMENTO | ABA APROP. DEPARTAMENTO |
- | Incluir departamento |
- | Alterar departamento |
- | Excluir departamento |
ABA APROP. OBRA | ABA APROP. OBRA |
- | Incluir obra |
- | Alterar obra |
- | Excluir obra |
ABA INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO | ABA INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO |
Quando o parâmetro 1205 está para "Não bloquear, mas retirar autorização da parcela", qualquer ação de salvar a tela vai desautorizar a parcela | Quando o parâmetro 1205 está para "Não bloquear", não remove autorização ao salvar a tela |
ABA DE ANEXOS | ABA DE ANEXOS |
- | Incluir anexo |
- | Alterar anexo |
- | Excluir anexo |
ABA SUBSTITUIÇÃO | ABA SUBSTITUIÇÃO |
- | Incluir substituições não remove autorização |
ABA TÍTULO A RECEBER | ABA TÍTULO A RECEBER |
- | Incluir |
- | Alterar |
- | Excluir |
Nota! As ações mencionadas anteriormente levam em consideração os usuários comuns que NÃO possuem autorização para a função 2 na empresa e, consequentemente, não têm permissão para cadastrar títulos autorizados para pagamento. Os usuários administradores também não se enquadram nas situações mencionadas anteriormente. Permissão em Segurança / Autorizações / Usuários / Empresas:
Atenção! Caso o parâmetro 845 esteja configurado para "Sim", algumas alterações do título a pagar não serão permitidas caso o mesmo já esteja com autorização em alguma parcela ou esteja totalmente pago.
Artigos relacionados:
Como bloquear edição de títulos após autorizados para pagamento?
Como faço para autorizar um título para pagamento?
Como configurar o sistema para Autorização de Pagamento?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!