Quando for necessário realizar uma modificação em um título e o período contábil estiver bloqueado, será preciso abrir o período.
Antes, confirme com o seu contador se esse procedimento é permitido. Caso haja autorização, siga as instruções abaixo para realizar a ação no sistema.
Passo a passo
No Sienge acesse em: Menu > Contabilidade/Fiscal > Apoio > Integração Contábil > Bloqueio Contábil.
Passo 1 - Deve consultar a empresa do título:
Passo 2 - Após consultar a empresa que possui um título com período contábil bloqueado, deve editar esta empresa (clicando no lápis):
Passo 3 - Ao abrir a edição da empresa, você poderá editar o período geral de boqueio por data contábil até e bloqueio emissão até:
Essa opção fará com que as datas de bloqueio contábil e de emissão estejam bloqueadas ou desbloqueadas de forma geral, dentro do período informado. No entanto, é possível também conceder uma autorização independente para um usuário específico.
Para isso, clique em Permitir usuários depois em Permitir novos usuários:
Após acessar a tela de permissões, preencha:
Empresa;
Usuário específico que terá essa liberação;
Sistema específico para liberação dentro do período bloqueado;
Se será possível ou não alterar os dados contabilizados;
Se o tipo de permissão será para o bloqueio contábil ou para a data de emissão;
O início e o fim do período;
O prazo de acesso com início e fim do período.
Passo 4 - Depois de realizar o processo desejado no título, poderá voltar a tela anterior e excluir a permissão dada ao usuário ou alterar o período informado:
Dica! Dúvidas em como fazer o bloqueio do período contábil, acesse o artigo no link O que é o bloqueio por data contábil e como utilizar esta funcionalidade?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!