A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e esse tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, facilitando assim o processo de integração digital entre empresa e órgãos reguladores.
Essa escrituração corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos.
Ao validar o arquivo no PVA, diversos erros podem ser apresentados, esses são apresentado de acordo com o cadastro inadequados ou incompletos no Sienge de suas informações.
Nesse sentido, esse artigo apresenta como deve ser feito o cadastro no Sienge dos responsáveis signatários de suas escriturações.
Pré-requisito
- Ter os cadastros básico devidamente configurados no Sienge (empresa)
- Ter adquirido o modulo contabilidade e integração contábil e já estar com o mesmo implantado;
Passo a passo
Passo 1- Para cadastrar o signatário vá em: Contabilidade/Fiscal / Apoio / Contabilidade / SPED / Signatários da ECD/ECF
Passo 2- selecione a empresa em questão e clique em novo conforme destaque a seguir:
Dica! Siga as orientações apresentadas no manual da ECD disponibilizado pela Receita Federal em seu preenchimento:
Fonte: Manual de Orientação do Leiaute da ECD da RFB.
Passo 3- Preencha as informações com a orientação do contador da empresa e clique em salvar conforme destaque a seguir:
Atenção! O cadastro dos signatários deve ser praticado com o auxilio do contador de sua empresa, para minimizar erros na geração de seus arquivos da ECD.
De acordo com a qualificação selecionada em seu cadastro os campos serão habilitados!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!