ECD é a escrituração contábil digital instaurada pelo governo brasileiro para fins fiscais e previdenciários e deverá ser transmitida pelas pessoas jurídicas a ela obrigadas.
A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e esse tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, facilitando assim o processo de integração digital entre empresa e órgãos reguladores.
Essa escrituração corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos.
Pré-requisito
Gerar ECD pelo Sienge: ( Como Gerar a ECD no Sienge.)
Ter cadastrada uma Estrutura de Visão: ( Como cadastrar a estrutura de visão na contabilidade )
Passo a passo
O erro ocorre quando os códigos de nível superior no cadastro da visão de Balanço Patrimonial são cadastrados de forma errada.
Para correção será necessário avaliar o cadastro das contas da DBP em:
Contabilidade/Fiscal / Apoio / Contabilidade / Visões / Estrutura da Visão
Localize a visão cadastrada e indicada na geração do arquivo da ECD:
Verifique as contas cadastradas e as fórmulas indicadas nas linhas totalizadoras:
Deverá ser indicada no campo "Cód. identificador da conta superior" na linha que possui associação contábil, que seria a conta que está com a marcação "Associação da CTB".
Para exemplificar, no print acima, temos a conta 1.1 - A, indicada na conta 1 – Ativo, dessa forma, a conta 1.1 tem como superior a conta 1.
Após verificação e ajustes devidos, gere novamente sua ECD para validação!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!