A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e esse tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, facilitando assim o processo de integração digital entre empresa e órgãos reguladores.
Essa escrituração corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos.
Ao validar o arquivo no PVA, diversos erros podem ser apresentados, esses são apresentado de acordo com o cadastro inadequados ou incompletos no Sienge de suas informações.
Portanto, este artigo irá auxiliar na correção do erro: "Conta/Centro de Custo 9.9.99.99.99.999/ de natureza igual a 01,02 0u 03 ou a Conta 9.9.99.99.99.999 de natureza 04 existe no primeiro mês da escrituração atual (no registro I155 ou I157) com saldo inicial 0,00 diferente do saldo recuperado da escrituração anterior no registro C155, 0,01"
Pré-requisito
- Ter adquirido o modulo contabilidade e integração contábil e já estar com o mesmo implantado;
- Ter o arquivo da ECD devidamente gerado no Sienge:
- Dica! sobre esse aspecto segue o artigo com o passo a passo que pode te auxiliar: Como importar a ECD para validação? : Sienge Plataforma
Passo a passo
A rejeição “A Conta/Centro de Custo 9.9.99.99.99.999/ de natureza igual a 01,02 0u 03 ou a Conta 9.9.99.99.99.999 de natureza 04 existe no primeiro mês da escrituração atual (no registro I155 ou I157) com saldo inicial 0,00 diferente do saldo recuperado da escrituração anterior no registro C155, 0,01” é apresentada devido ao fato de que o Saldo Inicial no registro I155 é divergente com o Saldo Final da conta (podendo ser visualizada no registro C155):
Passo 01 - Identificar qual a conta está com erro no validador:
Passo 02 - Verificar qual é o Saldo Final da conta/centro de custo que consta na ECD anterior (podendo ser visto no registro C155.
Passo 03 - No Sienge, o valor que é levado no Saldo Inicial da ECD atual pode ser verificado no Balancete de Verificação (Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / Relatórios / Balancete de Verificação), conforme imagem exemplo abaixo:
Passo 04 - Quando visualizado o saldo e o mesmo “fechar” com o Saldo Final da ECD anterior, é possível gerar um novo arquivo para nova validação.
Atenção! É de responsabilidade do contador da empresa fazer uma análise dos saldos entregues na ECD do exercício anterior e verificar se o saldo inicial que consta no Sienge coincida com o saldo inicial do exercício vigente de entrega da ECD.
Atenção! É preciso se atentar se a escrituração anterior foi entregue com ou sem rateio e verificar se essas contas com ou sem rateio na ECD atual estão coincidindo o Saldo Final da escrituração anterior com o Saldo Inicial da ECD atual.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!