Caso possua uma conta corrente cadastrada no sistema e queira alterar o tipo de conta (bancária, investimento, mútuo, caixa), é possível e este artigo tem o objetivo de informar o passo a passo para que possa realizar essa operação.
Pré-requisito
O usuário que fará a alteração necessita ter autorização no módulo Apoio, nas funções 943, 953 e 992. E ter autorização no módulo Caixa e bancos na ação 1263 (em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário).
Passo a passo
Acessando o cadastro de uma conta corrente já cadastrada no sistema, em Apoio / Contas Correntes / Cadastros é possível que o campo "Tipo da conta*" não fique habilitado para a edição:
Para que seja possível alterar o tipo da conta, é preciso que a conta corrente não tenha nenhum lançamento vinculado a ela.
Caso mesmo assim seja desejada a alteração, é possível identificar os movimentos da conta para exclui-los e assim conseguir alterar o tipo da conta.
Abaixo segue o passo a passo para identificar lançamentos vinculados a uma conta corrente:
Acessar Financeiro / Caixa e Bancos / Relatórios / Extrato de Contas;
Preencher os dados no relatório, filtrando o período, a conta corrente e selecionar o botão de Visualizar;
Dica! Para poder excluir uma inicialização de saldo, temos um artigo que pode auxiliar com a demanda, acesse AQUI.
Atenção! Caso seja necessário realizar a exclusão de um movimento cadastrado em Caixa e Bancos, pode verificar um de nossos artigos selecionando esta opção.
Atenção! Caso seja necessário realizar a exclusão de uma baixa, pode verificar o passo a passo neste link.
Após realizar a exclusão de todos os lançamentos vinculados à conta, pode seguir o seguinte passo a passo para alterar de fato o tipo da conta:
- Acessar Apoio / Contas Correntes / Cadastros;
- Quando acessar o campo estará disponível para alteração:
Após selecionar o tipo de conta desejado, selecionar o botão de Salvar.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!