Precisa realizar a configuração da cobrança escritural, mas não sabe como localizar a página no Sienge, veja o passo a passo abaixo!
Pré-requisito
- Ter uma conta corrente cadastrada e inicializada no sistema em Apoio > Contas correntes > Cadastros, caso a conta corrente não esteja cadastrada, pode realizar seguindo o passo a passo do artigo Como cadastrar contas correntes?
- Ter feito contato prévio com o banco solicitando as orientações de como realizar a configuração, e um layout configurado conforme solicitado pelo banco, para utilização da cobrança escritural.
Passo a passo
Existem dois caminhos para que seja realizado a configuração de cobrança escritural:
1- Na tela nova deve acessar Apoio / Contas correntes / Cadastros, consulte a conta corrente que deva ser configurada, clique no lápis de edição e acesse na página de cobrança escritural.
1.1 - A outra tela onde é possível configurar a cobrança escritural se encontra dentro do módulo financeiro, poderá acessar Financeiro / Contas a Receber / Cobrança Escritural / Configuração / Configuração da Cobrança Escritural, na tela deve selecionar a aba pertinente ao seu banco, se for o banco Bradesco clicar no lado esquerdo, e no lado direito os demais bancos.
2- Acessando em ambas as páginas, a primeira orientação é selecionar o layout de cobrança, o layout é definido pelo banco, então deve marcar a opção conforme orientado pelo banco.
3- Após selecionar o layout correto, poderá iniciar o preenchimento dos campos, em "Sequencial do nosso número" você informará preferencialmente o número informado pelo banco, na ausência da informação do banco, poderá colocar o número 1.
4 - Deve acessar todas as abas: "Informações Gerais", "Parâmetros da Conta", "Acréscimos/Descontos", "Boletos" e "Arquivo Remessa" e preencher de acordo com o que foi passado pelo seu banco e o que atende melhor sua empresa.
Dica! Na frente dos campos a serem configurados existe uma letra i na cor azul, que é uma legenda orientando o que deve ser descrito, assim é importante passar o mouse sobre a letra i, para visualizar a informação.
Dica! É possível ainda inserir mensagens nos boletos e no arquivo remessa, veja as orientações completas no artigo Como cadastro mensagens para arquivos de remessas/boletos da cobrança escritural?
Atenção! As informações que constarão nos parâmetros devem ser solicitadas ao suporte do banco. Após terminar a configuração, poderá gerar um arquivo de remessa teste e enviar para o banco confirmar se a cobrança escritural está correta. Se você tem dúvidas de como gerar boletos no Sienge, veja o passo a passo do artigo Como gerar boletos no Sienge?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!