Mensagem ao cadastrar cliente: Informação, Já existe um cliente cadastrado com o CPF/CNPJ informado, o que fazer?

Em Apoio/Pessoas/Clientes ou pela API de clientes (POST /customers)  ao tentar cadastrar o cliente de CPF/CNPJ XXX poderá apresentar a mensagem: 


Informação

Já existe um cliente cadastrado com o CPF/CNPJ informado.



Abaixo explicaremos o que fazer.


Passo a passo


1- Primeiro verificar se já existe um cliente em Apoio/Pessoas/Clientes com esse mesmo CPF/CNPJ:



2- Verificar em Comercial/Pró-vendas/Clientes se tem o cadastro do cliente de CPF/CNPJ XXX , se tiver, é por esse motivo que em Apoio/Pessoas/Clientes o sistema acusa que já existe o cadastro com este CPF/CNPJ. 

Dica! Se tiver este cadastro, e tentar efetuar a exclusão do cadastro deste cliente (só conseguirá excluir se não tiver registros associados a ele, como por exemplo, reserva, proposta, entre outros). 


Nota! Se apresentar a mensagem que somente usuários cadastrados como colaborador podem acessar o Pró-Vendas, é preciso realizar o cadastro conforme artigo de link abaixo:


Link: Somente usuários cadastrados como colaborador podem acessar o Pró-Vendas


3- O bloqueio se dá devido ao parâmetro de código 621 em Segurança/Administração/Parâmetros estar como "Não", desta forma não aceitará cadastro de CPFs e CNPJs em duplicidade.



Dica!  Como solução, poderá alterar o parâmetro 621 para SIM, desta forma conseguirá realizar o cadastro do cliente. 

 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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