Relatório de Faturamentos Diretos

Por meio desse relatório, os usuários podem consultar informações de faturamento direto em uma data grid (uma tabela de dados), criar visões personalizadas para análise e exportar os dados livremente para planilhas, além de poder acessar diretamente o cadastro dos vínculos, através de atalhos, para corrigir eventuais inconsistências. 

 

O objetivo do relatório pode variar dependendo das necessidades específicas da empresa ou das obras em questão. No entanto, geralmente, esse tipo de análise visa fornecer uma visão abrangente e organizada dos faturamentos diretos vinculados a um contrato ou a uma obra. Algumas finalidades comuns podem incluir: 

 

  • Consultar vínculos: 

Permitir, consultar e editar os vínculos de faturamento direto realizados a contratos; 


  • Realizar fechamento de valores de uma ou várias obras/empresas: 

Permitir consultar quantas obras forem necessárias e/ou quantas empresas forem necessárias, dessa forma permitindo realizar o fechamento e extrair valores de faturamento direto de toda a base de dados. 


  • Realizar fechamento de valores de um fornecedor: 

Permitir filtrar pelos vínculos lançados para um fornecedor específico, independente de quais contratos ou obras tais vínculos estiverem atrelados, e independente do fornecedor que tais contratos estão cadastrados, permitindo dessa forma levantar todos os valores faturados a um fornecedor que foram utilizados (ou não utilizados) como faturamentos diretos. 


  • Auditar dados incorretos ou inconsistentes: 

Permitir a verificação rápida de vínculos realizados com valor incorreto, vínculos não atrelados a medições e até mesmo vínculos inconsistentes, garantindo a identificação de problemas e com isso facilitando as ações para correção. 

 

Pré-requisito 

  

  • Ser cliente Sienge, usuário do módulo de Suprimentos – Contratos e Medições. 
  • Possuir a ação de usuário "145 - SUP-MED - Relatórios - Faturamentos Diretos". 
  • Possuir acesso às obras e empresas dos contratos que deseja visualizar. 

 

 

 

 


Passo a passo 

 

a) Como acessar através do menu:  

Suprimentos > Contratos e Medições > Relatórios > Contratos > Faturamentos Diretos. 

 

b) Recursos Disponíveis:  


Com os recursos disponíveis você conseguirá:  Exportar dados facilmente; visualizar as informações, de forma segura e intuitiva; personalizar as colunas conforme suas necessidades; filtros avançados, permitindo uma variedade de combinações para resultados precisos; Capacidade de salvar visões personalizadas; Ordenação crescente e decrescente em colunas.  

Abaixo, você verá os recursos disponíveis na tela para que você consiga criar visões personalizadas para análise dos dados e tomada de decisões.  

 

Relatório de Faturamentos Diretos 

 

Na imagem abaixo temos uma visão geral desta tela. 

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Descrição gerada automaticamente 

 

Área de Consulta de Faturamentos Diretos: 

 

Na imagem abaixo temos uma visão amplificada dos filtros principais. 

Interface gráfica do usuário 
Descrição gerada automaticamente 

 

Sendo os filtros de consulta apresentados nesta tela descritos como: 

 

1) Documento e Número:  É possível selecionar um Documento para apresentar somente contratos cadastrados com esse Documento e é possível selecionar um Número para apresentar somente contratos cadastrados que contenham esse Número em seu cadastro. Utilizados em conjunto, permitem encontrar um contrato específico.   

Caso seja especificado o Número, alguns filtros ficarão desabilitados para consulta.  

 

2) Obra(s): Permite selecionar uma ou mais obras para filtrar por contratos que possuam essa obra específica. Apresentará apenas obras que o usuário possua as devidas permissões em Contratos. 

Caso "Documento" e "Número" estejam selecionados, apresentará apenas obras associadas a esse contrato específico, e devido a isso, caso o "Número" seja alterado, o campo Obra(s) será apagado e atualizado para apresentar apenas Obras desse novo contrato. 

 

 

3) Credor(es): Permite filtrar os resultados por contratos de um ou mais credores específicos, não sendo possível utilizar os filtros de "Credor(es)" e "Cliente(s)" simultaneamente. 

 

 

4) Cliente(s): Permite filtrar os resultados por contratos de um ou mais clientes específicos, não sendo possível utilizar os filtros de "Credor(es)" e "Cliente(s)" simultaneamente. 

 

 

 

5) Período inicial e Período final: Permite filtrar os contratos encontrados pela sua "Data de Contrato", sendo um campo opcional, onde estando em branco, serão considerados contratos de qualquer data. 

 

 

6) Situação dos contratos: Permite filtrar os contratos encontrados pela sua situação. 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente 

 

7) Situação da empresa:  Permite filtrar os contratos encontrados pela sua situação de empresa. Por padrão, existem as opções "Todos", "Contratante" e "Contratada", porém, dependendo das autorizações de usuário, o campo pode estar bloqueado e pré-selecionado com a situação liberada para o usuário. 

 

 

8) Botão Limpar: Limpa os filtros preenchidos na consulta. 

 

9) Botão Consultar: Realiza a consulta com os filtros aplicados.  

 

10) Botão Mais filtros: Apresenta mais filtros opcionais para utilização, havendo a opção de "filtros" e "filtros avançados". 


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Descrição gerada automaticamente 


Na opção de filtros temos os seguintes campos descritos abaixo:


Departamento(s): Permite filtrar os contratos encontrados por um ou mais departamentos específicos. Será levado em consideração o departamento preenchido na previsão financeira de cada obra dentro de contratos. 

 

Empresa(s): Permite filtrar os contratos encontrados por uma ou mais empresas específicas. 

 

Centro(s) de custo: Permite filtrar os contratos encontrados por um ou mais centros de custo específicos. Será levado em consideração o centro de custo preenchido na previsão financeira de cada obra dentro de contratos. 

Caso haja uma empresa selecionada no filtro "Empresa(s)", então apenas centro(s) de custo dessa empresa serão apresentados, porém, caso mais de uma empresa seja selecionada, o filtro será apagado e ficará bloqueado.  

Caso haja uma obra selecionada no filtro "Obra(s)", então apenas centro(s) de custo dessa obra serão apresentados, porém, caso mais de uma obra seja selecionada, o filtro será apagado e ficará bloqueado.  

Complementar a isso, caso apenas uma empresa e apenas uma obra estejam selecionadas, o filtro ficará disponível para utilização normalmente. 

 

Tipo(s) de contrato: Permite filtrar os contratos encontrados por um ou mais tipos de contrato específicos. 

 

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Descrição gerada automaticamente 

 

Na opção de mais filtros temos os seguintes campos descritos abaixo:


Período inicial/final da emissão dos vínculos: Permite filtrar os vínculos encontrados com base nas datas de emissão de cada registro:

 

Vínculos realizados em pedidos, é considerada a "Data do Pedido"; 

Vínculos realizados em notas fiscais, é considerada a "Data de Emissão"; 

Vínculos realizados em contratos, é considerada a "Data do Contrato.  

Fornecedor dos vínculos: Permite filtrar os vínculos encontrados com base no fornecedor cadastrado em cada registro. 

 

Consistência dos vínculos: Permite filtrar os vínculos encontrados com base na consistência, não se tratando necessariamente da consistência do registro (pedido, nota fiscal ou contrato) em si, mas sim a consistência do vínculo de faturamento direto realizada nesse registro. 

 

Período inicial/final das medições dos vínculos: Permite filtrar os vínculos encontrados com base na data da medição que esse vínculo está atrelado. Ao utilizar esse filtro, não serão retornados vínculos sem medição associada, caso exista algum (sendo algo possível quando o faturamento direto é por desconto na medição e o parâmetro 1200 está configurado para permitir vínculo sem medição associada), retornando de fato apenas vínculos com medição que se encaixem nesse período. 

 

 

Modo de visualização de dados: 

Na consulta de faturamentos diretos, temos a opção de consultar as informações "sintéticas" dos vínculos, que apresentam os mesmos dados já conhecidos e apresentados no antigo Relatório de Faturamentos Diretos, e temos a opção de visualizar informações "analíticas", trazendo mais profundidade e detalhamento aos dados apresentados. 

Para alterar entre as visualizações, podemos utilizar as opções "Sintético" e "Análitico". 

 

 

 

 

Área de Resultado da Consulta: 

Os dados apresentados na opção "Analítico" contemplam todos os dados apresentados na opção "Sintético", portanto, destacaremos aqui os dados disponíveis utilizando como exemplo a visão "Analítica" 

 

1) Colunas: Permite aos usuários definirem as colunas e as informações desejadas para exibição na data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados.  Por padrão, a opção "Sintética" apresentará apenas algumas colunas, mas acessando esse botão, é possível habilitar o restante das colunas de interesse, e a opção "Analítica" apresentará todas as colunas por padrão. 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente 

 

As colunas disponíveis são: 

    

Contrato: Apresenta a identificação do contrato, que consiste em "Documento + Número". 

Documento: Apresenta o documento do contrato. 

Nº Contrato: Apresenta o número do contrato. 

Data contrato: Apresenta a "Data de contrato" do contrato específico. 

Cód. Credor: Apresenta o código do credor do contrato caso o contrato seja do tipo Contratante. 

Nome Credor: Apresenta o nome do credor do contrato caso o contrato seja do tipo Contratante. 

Credor: Apresenta a junção de "código" + "nome" do credor cadastrado no contrato caso o contrato seja do tipo Contratante. 

CPF/CNPJ Credor: Apresente o CPF ou CNPJ do credor do contrato caso o contrato seja do tipo Contratante. 

Cód. Cliente: Apresenta o código do cliente do contrato caso o contrato seja do tipo Contratada. 

Nome Cliente: Apresenta o nome do cliente do contrato caso o contrato seja do tipo Contratada. 

Cliente: Apresenta a junção de "código" + "nome" do cliente cadastrado no contrato caso o contrato seja do tipo Contratada. 

CPF/CNPJ Cliente: Apresente o CPF ou CNPJ do cliente do contrato caso o contrato seja do tipo Contratada. 

Obra: Apresenta a junção de "código" + "nome" da obra do contrato que recebeu o vínculo. 

Cód. Obra: Apresenta o código da obra do contrato que recebeu o vínculo. 

Nome da obra: Apresenta o nome da obra do contrato que recebeu o vínculo. 

Valor total da obra: Apresenta o valor total da obra específica no contrato. 

Faturamento direto por desconto na medição: Apresenta se a obra em questão está configurada para controlar o faturamento direto por desconto na medição (com um  ) ou não (com um  ). 

Faturamento estipulado: Apresenta o valor total estipulado como Faturamento Direto nessa obra específica dentro do contrato. 

Tipo de registro: Apresenta se o vínculo de faturamento direto em questão é originado em um Pedido de Compras, uma Nota Fiscal ou um Contato.  

Registro vinc.: Apresenta a identificação registro que originou esse vínculo de faturamento, respeitando a formatação específica do seu "tipo de registro". 

Credor vinculado: Apresenta a junção de "código" + "nome" do credor cadastrado no registro que originou esse vínculo de faturamento direto.  

Cód. Credor vinculado: Apresenta o código do credor cadastrado no registro que originou esse vínculo de faturamento direto. 

Nome do credor vinculado: Apresenta o nome do credor cadastrado no registro que originou esse vínculo de faturamento direto. 

CPF/CNPJ credor vinculado: Apresenta o CPF ou CNPJ do credor cadastrado no registro que originou esse vínculo de faturamento direto. 

Data da emissão do registro: Apresenta a data de emissão do registro que originou esse vínculo de faturamento direto, onde: 

Vínculos realizados em pedidos, é considerada a "Data do Pedido"; 

Vínculos realizados em notas fiscais, é considerada a "Data de Emissão"; 

Vínculos realizados em contratos, é considerada a "Data do Contrato.  

Consistência do vínculo: Apresenta se o vínculo de faturamento direto está consistente (com um  ) ou não (com um  ), não se tratando da consistência do registro (pedido, nota fiscal ou contrato) em si, mas sim a consistência do vínculo de faturamento direto realizada nesse registro. O cenário mais comum de inconsistência, por exemplo, é quando o faturamento direto não foi devidamente finalizado. 

Medição: Apresenta o número da medição associada a esse vínculo de faturamento direto, onde essa medição pode ter sido gerada através do faturamento direto (nos casos em que a obra está configurada para não fazer o controle por desconto na medição), ou associada manualmente no vínculo quando faz o controle por desconto na medição. No segundo caso, é possível que o vínculo ainda não esteja associado a nenhuma medição, caso o sistema esteja configurado para permitir isso (parâmetro 1200).  

Data da medição: Apresenta a data da medição associada a esse vínculo de faturamento direto. 

Desconto material*: Apresenta o valor de material referente ao vínculo de faturamento direto. 

Desconto mão de obra*: Apresenta o valor de mão de obra referente ao vínculo de faturamento direto. 

Valor vinculado: Apresenta a soma dos valores de material e mão de obra referente ao vínculo de faturamento direto. 

 

2) Ações: A coluna de "Registro vinculado" possui um Hiperlink que leva diretamente ao cadastro do vínculo em questão, possibilitando fácil acesso para eventuais ajustes. Ao clicar, o cadastro do vínculo será disponibilizado em uma nova aba do navegador.  

 

3) Ordenações: Todas as colunas possuem a opção de ordenação ascendente e decrescente, com a exceção da coluna "Data da medição" e das colunas que apresentam valores monetários.  


 

 

Valor total da obra: Apresenta o valor total da obra específica no contrato. 

Faturamento estipulado: Apresenta o valor total estipulado como Faturamento Direto nessa obra específica dentro do contrato. 

Data da medição: Apresenta a data da medição associada a esse vínculo de faturamento direto.  

Desconto material*: Apresenta o valor de material referente ao vínculo de faturamento direto. 

Desconto mão de obra*: Apresenta o valor de mão de obra referente ao vínculo de faturamento direto. 

Valor vinculado: Apresenta a soma dos valores de material e mão de obra referente ao vínculo de faturamento direto. 

 

 

4) Agrupamentos: O agrupamento de colunas pode auxiliar na organização dos dados apresentados em tela, pois agrupa todos os registros encontrados com base na informação da coluna agrupada. Todas as colunas possuem a opção de ordenação ascendente e decrescente, com a exceção das colunas que apresentam valores monetários. 

 

 

Após agrupar, é possível ocultar as colunas que não são interessantes e visualizar de forma prática a somatória dos vínculos agrupados pela opção escolhida, como exemplificado abaixo. 

 

5) Agregações: A agregação permite somar (ou fazer outras operações) com base nos valores apresentados em uma coluna de dados. Por se tratar de operações matemáticas, apenas as colunas que apresentam valor monetário terão essa opção. 

 

 

 

 

6) Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos. 

 

7) Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.  

 

8) Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.  

 

9) Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada. 

 

10) Gerar Relatório - Formatos de exportação: Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.  

 

Por fim, este relatório busca fornecer uma visão detalhada das medições e liberações de Contratos de Suprimentos, facilitando a gestão eficiente de saldos e valores, otimizando a tomada de decisão. Aproveite a utilização da tela de consulta e todas as suas funcionalidades!  

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 



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