A nova tela de consulta foi desenvolvida com base nos relatórios “Necessidades de Insumos” e “Insumos Planejados”. Através dela, os usuários podem consultar informações em uma data grid (uma tabela de dados) e criar visões personalizadas para análise.
O principal objetivo deste relatório é saber a data que precisa realizar solicitação dos seus insumos, para que estejam em conformidade com sua necessidade de planejamento. Assim como, em outras visões, saber as datas que os insumos precisam ser aplicados conforme o planejamento da sua obra
Pré-requisitos
- Ser cliente Sienge, usuário do módulo de Engenharia e sistema de Planejamento.
- O usuário deve ter acesso ao relatório através da autorização na ação de usuário código 9157 (ENG-PLA - Relatórios - Cronograma de Insumos) no menu Segurança > Autorizações > Usuários > Ações de Usuário;
- Para consultar a obra desejada, o usuário precisa ter autorização por meio de permissão específica para a obra, conforme descrito abaixo:
✅ 2. Acesso aos dados da obra no sistema de Planejamento, no menu Segurança > Autorizações > Usuários > Obras.
Passo a passo
a) Como acessar: Menu - Engenharia > Planejamento > Relatórios > Cronograma de Insumos *Novo
b) Recursos Disponíveis:
Com os recursos disponíveis você conseguirá:
- Exportar dados facilmente;
- Visualizar as informações de forma segura e intuitiva;
- O relatório possui colunas personalizadas, conforme suas necessidades;
- Totalizadores acessíveis e didáticos;
- Filtros avançados, permitindo uma variedade de combinações para resultados precisos;
- Capacidade de salvar visões personalizadas;
- Ordenação crescente e decrescente.
Neste artigo apresentamos uma visão geral dos filtros disponíveis na tela para que você consiga criar visões personalizadas para análise dos dados e tomada de decisões.
1) Cronograma de Insumos
Na imagem abaixo você consegue ter uma visão geral desta tela.
2) Área de Consulta
Sendo os filtros de consulta apresentados nesta tela descritos como:
- Obra: É obrigatório e somente uma pode ser selecionada;
- Unidade Construtiva: É opcional e somente fica disponível após escolha da Obra. Permite múltipla seleção e se nenhum for selecionada, o sistema realiza a consulta para todas as unidades;
- Versão do planejamento: É opcional. Se nenhuma for selecionada, será considerado a versão vigente do planejamento
- Grupo de Insumo: É opcional. Permite múltipla seleção e se nenhum for selecionada, o sistema realiza a consulta para todos os grupos;
- Período Inicial: É obrigatório. Por default do sistema, é preenchido automaticamente com a data de “Início da Obra” que consta no calendário da respectiva obra e/ou que consta no cadastro geral da obra, porém, pode ser editado para outro valor;
- Período final: É obrigatório. Por default do sistema, é preenchido automaticamente com a data de “Término da Obra” que consta no calendário da respectiva obra e/ou que consta no cadastro geral da obra, porém, pode ser editado para outro valor;
- Botão Limpar: Limpa os dados de consulta registrados;
- Botão Consultar: Realiza a consulta desejada.
3) Área de Resultado da Consulta:
- No chip de visão “Padrão”, temos as seguintes colunas por default do sistema:
- Data de aquisição: data que o insumo precisa ser solicitado no Suprimentos;
- Insumo: código + descrição do insumo;
- Quantidade: quantidade total do insumo para realizar uma Tarefa do Planejamento;
- Unidade: Unidade de Medida;
- Tarefa: código + Descrição da Tarefa do Planejamento que será realizada com o Insumo;
- Unidade Construtiva: código + Descrição da Unidade Construtiva (sub níveis de uma obra);
- Data planejada: data que o insumo precisa ser aplicado.
Exemplo:
- No chip de visão “Necessidade de insumos” temos praticamente as mesmas colunas da visão Padrão, porém é uma visualização facilitada, agrupada e organizada dos dados daquele resultado de consulta. Esta visão busca entregar informação da data que você precisa solicitar os insumos para equipe de compras, para que cheguem na obra em tempo hábil de executar as tarefas do seu planejamento.
Dicas! Para efetivamente iniciar o processo de aquisição dos materiais, utilize a tela “Necessidades de Compra”, localizada em “Suprimentos / Compras / Solicitações de Compra / Necessidades de Compra”
Exemplo da visão Necessidade de insumos:
Tanto para a visão de “Padrão” como na visão de “Necessidade de Insumos” ou demais chips que apresentaremos a seguir, você pode personalizar sua consulta utilização opções da ferramenta como:
1) Colunas: Permite aos usuários definir as colunas e as informações desejadas para exibição na data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados.
Esta tela apresenta diversas colunas conforme imagem abaixo.
2) Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos.
3) Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.
4) Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.
5) Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a visão é criada.
6) Gerar Relatório - Formatos de Exportação: Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.
7) Expandir itens/Recolher itens: facilita a visualização da Área de Resultado da Consulta, expandindo ou recolhendo todos os itens dentro da hierarquia
- No chip de visão “Insumos por data” temos praticamente as mesmas colunas da visão Padrão, porém é uma visualização facilitada, agrupada e organizada dos dados daquele resultado de consulta. Esta visão busca entregar informação da data que você precisa aplicar os insumos na sua obra em conformidade com as tarefas do seu planejamento.
Exemplo da visão Insumos por data:
- No chip de visão “Data por Insumos” temos praticamente as mesmas colunas da visão Padrão, porém é uma visualização facilitada, agrupada e organizada dos dados daquele resultado de consulta. Esta visão busca entregar informação da data que você precisa aplicar os insumos na sua obra em conformidade com as tarefas do seu planejamento. É bem similar ao chip anterior (Insumo por data), porém, a apresentação dos dados se não baseia no insumo para saber sua data de aplicação e sim na data para saber os insumos que precisam ser aplicados
Exemplo da visão Data por insumo:
Aproveite a utilização da tela de consulta e todas as suas funcionalidades!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!