Como realizar um cálculo de pró-rata em títulos do contas a receber com correção Mensal e parâmetro 99 configurado como "Somente correção monetária mensal"?

 

Para registros de títulos que possuem um indexador para cálculo pró-rata na seção de Acréscimos e seguros, neste texto, abordaremos como o sistema está configurado para realizar o cálculo desse tipo de acréscimo.


Pré-requisito 


Título cadastrado no Contas a Receber e com dados preenchidos na Aba Acréscimos & Seguros:


Há diferentes maneiras de calcular o Pró-rata, e as equações vão depender dos seguintes elementos:


1. Tipo de correção do título: se o título é correção mensal ou correção anual

2. Parâmetro 99: para cada opção existe uma fórmula para o cálculo:

 

Passo a passo

 

Neste artigo será demonstrado o cálculo para o seguinte cenário: Título com correção Mensal e parâmetro 99 configurado como Somente correção monetária mensal


1. Para dar início ao cálculo, primeiramente, deve-se proceder com a atualização monetária da parcela, já que os acréscimos são determinados com base no valor atualizado da parcela, quando se trata de títulos que têm correção mensal: 

Para atualização monetária, temos o seguinte artigo: Como funciona o cálculo da correção na baixa? : Sienge Plataforma 


2. O primeiro passo no cálculo dos acréscimos é o Pró-rata, seguido pelos juros e, por último, a multa.


 

Exemplo: 

Pró-rata = (Valor do indexador na data de pagamento "considerando retroatividade" / Valor do indexador na data de vencimento) * Saldo atual – (Saldo Atual) 




Neste caso do exemplo, o Indexador possui retroatividade de -1, para coletar os valores, acessar a rotina: Apoio / Indexadores / Valores dos Indexadores


Valor do indexador na data de pagamento "considerando retroatividade": data correção até 07/03/2025, considerando a retroatividade de -1, utiliza o valor do indexador do mês 02/2025;


Valor do indexador na data de vencimento: data de vencimento da parcela: 10/02/2025, respeitando a retroatividade do indexador, utiliza o valor do mês 01/2025. 


Pró-rata = (Valor do indexador na data de pagamento "considerando retroatividade" / Valor do indexador na data de vencimento) * Saldo atual – (Saldo Atual)


(3.416,49586590/3.413,08278310) * 2361,35 - (2361,35)


Pró-rata = 2,36

Agora podem ser calculados os valores dos Juros e da Multa, nesta sequência.



Atenção! Este indexador para pró-rata é um tipo de acréscimos e no extrato de cliente, aparecerá na coluna Outros.


Nota! Quando o indexador selecionado para a base de cálculo sofrer uma diminuição no valor ou percentual, isso afetará o montante total dos acréscimos. Isso resultará em um acréscimo reduzido, mesmo quando comparado, por exemplo, ao mês anterior.

 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.