Acompanhar o ciclo completo de uma compra pode ser um desafio. Para trazer mais clareza e eficiência a esse processo, o Painel de Compras foi desenvolvido no Módulo Suprimentos do Sienge. Essa nova tela de consulta oferece uma visão detalhada da jornada de compra de um insumo, desde a solicitação de compra inicial até a emissão do pedido e o cadastro da nota fiscal de compra. A tela Painel de Compras é uma evolução do Relatório Mapa de Controle.
Com essa funcionalidade, os usuários terão mais transparência e controle sobre suas compras, podendo visualizar rapidamente o status de cada etapa e tomar decisões mais ágeis e embasadas. Neste artigo, exploramos os principais recursos do Painel de Compras e como ele pode otimizar a gestão de compras.
Onde encontrar?
- Menu Suprimentos > Compras > Painel de Compras.
Benefícios:
- Transparência: Melhorar a transparência do processo de compras, fornecendo informações detalhadas sobre cada fase e transição dos insumos.
- Acesso Rápido a Informações: Facilitar o acesso rápido e intuitivo a informações cruciais, permitindo que os gestores entendam rapidamente o status e a jornada de cada insumo no fluxo de compras.
- Otimização da Gestão: Proporcionar uma ferramenta que permite aos gestores otimizar o gerenciamento do fluxo de compras através de recursos detalhados e acessíveis.
- Melhoria na Tomada de Decisões: Oferecer dados claros para apoiar decisões estratégicas, minimizando riscos e melhorando a eficiência.
- Eficiência Operacional: Acelerar e simplificar a análise da jornada dos insumos, reduzindo o tempo gasto na interpretação de dados e aumentando a produtividade.
Pré-requisito
Para acessar o Painel de Compras será necessário ter autorização na ação de usuário 9230 (SUP-ADC – Painel de Compras – Consultar) no menu Segurança > Autorizações > Usuários > Ações de Usuário.
Somente serão apresentadas solicitações de compra consistentes e nas quais o usuário possui acesso na obra. A autorização de obra para visualização da solicitação de compra é a permissão 8. Manutenção dos dados da obra no Sistema de Compras, podendo ser liberado acesso no menu Segurança > Autorizações > Usuários > Obras.
Passo a passo
Tela de Painel de Compras
Atualmente, o Painel de Compras conta com duas abas principais: aba Consulta e aba Painel.
Aba Consulta
A aba Consulta permite o acompanhamento detalhado das movimentações de insumos por meio de uma tabela com colunas configuráveis. As principais funcionalidades incluem:
- Filtros de pesquisa: permite consultar informações utilizando diversos critérios, como: Nº da Solicitação, Obra, Tabela, Insumo, Solicitante, Comprador Planejado (para quem foi distribuída a solicitação de compra), Comprador, Data Inicial e Final. Também é possível aplicar filtros adicionais como Departamento e Origem da Solicitação, acessíveis pelo botão Mais Filtros;
- Personalização da visualização: ative ou desative colunas conforme sua necessidade, bem como ajustar a densidade da linha e escolher a posição das colunas (segurando e deslocando para os lados);
- Salvamento de visões personalizadas: crie e salve diferentes configurações de visualização para facilitar consultas recorrentes;
- Exportação de dados: gere relatórios da visão atual nos formatos CSV ou Excel;
- Navegação facilitada: Acesse diretamente outras telas por meio de hiperlinks nas colunas:
- Nº da Solicitação
- Nº do Pedido
- Nº da Nota Fiscal
Atenção! Com o objetivo de reforçar a segurança e garantir a conformidade no acesso às informações de notas fiscais, o hiperlink para visualização do cadastro da nota está, neste momento, disponível apenas para usuários administradores do sistema. Para os demais usuários (não administradores), o acesso ao link está desabilitado. Nesses casos, é exibida uma mensagem diretamente na coluna "Nº da Nota Fiscal", indicando a restrição de acesso.
Atenção! A coluna “Nº da Cotação” com hiperlink ainda não está disponível. Sua implementação exige um esforço técnico adicional, mas já está priorizada e será disponibilizada em breve.
Visualização: Painel de Compras (aba Consulta)
Esta funcionalidade apresenta a situação das solicitações e pedidos de compra, podendo ser:
1. Solicitações de compra
- Pendente
- Parcialmente atendida
- Totalmente atendida
- Cancelada
Na imagem a seguir destacamos o conceito de cada status:
2. Pedidos de Compra
- Pendente
- Parcialmente entregue
- Totalmente entregue
- Cancelado
Na imagem a seguir destacamos o conceito de cada status:
Além disso, a aba Consulta também apresenta as situações de autorização dos insumos das Solicitações e Pedidos de Compra, podendo ser:
1) Situação da autorização dos itens da Solicitação:
- Não autorizado;
- Autorizado;
- Reprovado.
Na imagem a seguir destacamos o conceito de cada status:
2) Autorização de Pedidos de Compra
- Não autorizado;
- Autorizado;
- Reprovado.
Na imagem a seguir destacamos o conceito de cada status:
Atenção! A tela Painel de Compras não destaca os níveis das alçadas de aprovação. Para esse acompanhamento o usuário deve utilizar as respectivas telas de aprovação.
Aba Painel
A aba Painel é uma funcionalidade que busca oferecer uma visualização dinâmica dos insumos, organizados conforme as principais etapas do processo de compras:
- Solicitação
- Pedido
- Nota Fiscal
Filtros de pesquisa: permite consultar informações utilizando critérios como: N. da solicitação, Data inicial/final, Obra, Tabela e Insumo.
Cada insumo é exibido na etapa correspondente, acompanhado de informações relevantes como:
- Descrição do insumo;
- Obra associada;
- Centro de Custo;
- Necessidade prevista;
- Previsão de entrega;
- Data de entrega;
- Código da etapa (Nº de Solicitação ou Nº de Pedido ou Nº Nota Fiscal);
- Responsável pela compra;
- Situação da etapa corresponde.
Atenção!
- O centro de custo será apresentado junto as informações do pedido de compra e nota fiscal.
- O responsável pela compra será apresentado quando houver usuário comprador ou usuário selecionado para distribuição da solicitação.
Visualização: Painel de Compras (Aba Painel)
Esta funcionalidade também apresenta a situação de pagamento do título das Notas Fiscais de Compra, podendo ser:
- Totalmente pago;
- Pago parcialmente;
- Não pago;
- Vencido;
Na imagem a seguir destacamos o conceito de cada status:
Em anexo neste artigo disponibilizamos o Guia de Produto com as principais funcionalidades do Painel de Compras no Sienge, mostrando como acompanhar e otimizar a gestão de suprimentos de forma simples e eficiente.
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Esperamos que este artigo tenha ajudado!