Como utilizar a consulta de Históricos de Pedido de Compra?


A consulta de Históricos de Pedido de Compra é uma ferramenta que oferece uma visão detalhada sobre o comportamento dos preços de um insumo dentro de um determinado período. Com a possibilidade de filtrar por fornecedor dentro de uma determinada obra ou tabela, o usuário consegue identificar padrões de compra e avaliar o desempenho das negociações realizadas. As cores que indicam o pior preço (vermelho), melhor preço (verde) e preço mais recente (azul) tornam a análise mais visual e intuitiva, facilitando comparações rápidas. Essa consulta contribui diretamente para uma gestão de compras mais eficiente, promovendo melhores decisões e controle de custos


Confira abaixo mais detalhes sobre os filtros disponíveis e informações mais importantes apresentadas nesta consulta.



Passo a passo


Esta consulta pode ser realizada em Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra > Históricos.

 


1. Os filtros 


Atenção! Os filtros marcados com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório para realização da consulta. E é obrigatório definir uma obra ou uma tabela para emissão desse relatório.


Obra: campo para definir uma obra que deseja consultar histórico de pedidos.


Tabela: esse campo pode ser utilizado para consultar um insumo, sem especificar sua obra. Desta forma, será analisado o histórico de pedidos de compra de um determinado insumo dentro de diferentes obras.


Insumo*: informe o insumo que deseja analisar o histórico de pedidos, após informar uma obra ou tabela.


Detalhe: detalhe dos insumos dos pedidos que deseja consultar histórico. 


Marca: marca dos insumos dos pedidos que deseja consultar histórico.


Fornecedor: fornecedor dos pedidos que deseja consultar histórico. 


Período*: período de cadastro dos pedidos que deseja consultar histórico. 


Valores corrigidos pelo*: defina um indexador para realizar uma correção nos valores. 


( ) Considerar os insumos equivalentes nas outras tabelas: essa flag poderá ser marcada se você selecionar uma tabela, e trará resultados de insumos de outras tabelas que estejam configurados com equivalência ao insumo selecionado na consulta.


 

2. Informações mais importantes apresentadas na consulta 


Dt. pedido: data cadastrada do pedido em questão; 


Pedido: número do pedido em questão; 


Quantidade: apresenta a quantidade total para o insumo nesse pedido de compras, considerando a unidade de medida utilizada e as entregas cadastradas para o insumo no pedido;


Unidade: apresenta a unidade de medida pedida. 


Preço: apresenta o preço unitário líquido, considerando a unidade de medida pedida. 


Preço em un: apresenta o preço líquido fazendo a conversão da unidade de medida pedida para a unidade de medida básica do insumo. Se o campo “Obra” tiver sido utilizado, irá considerar a unidade básica do insumo dentro dessa obra, já se tiver usado o campo “Tabela”, irá considerar a unidade básica do insumo definida no Custos Unitários.


Data prevista: apresenta a data de entrega prevista para os insumos. 


Data de entrega: apresenta a data de entrega em que o pedido foi entregue. 


No resultado da consulta, o sistema irá destacar os preços em "unidade básica do insumo" em Menor preço (verde), Maior preço (vermelho) e Último preço (azul).

 

Para cada pedido, você ainda pode acessar mais informações clicando nos ícones:


Clicando neste ícone você acessará o cadastro do pedido de compra
Clicando neste ícone você acessará a consulta de promoções do fornecedor. As promoções são cadastradas em Suprimentos > Compras > Cotações de Preços > Promoções

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.