A consulta de Históricos de Pedido de Compra é uma ferramenta que oferece uma visão detalhada sobre o comportamento dos preços de um insumo dentro de um determinado período. Com a possibilidade de filtrar por fornecedor dentro de uma determinada obra ou tabela, o usuário consegue identificar padrões de compra e avaliar o desempenho das negociações realizadas. As cores que indicam o pior preço (vermelho), melhor preço (verde) e preço mais recente (azul) tornam a análise mais visual e intuitiva, facilitando comparações rápidas. Essa consulta contribui diretamente para uma gestão de compras mais eficiente, promovendo melhores decisões e controle de custos.
Confira abaixo mais detalhes sobre os filtros disponíveis e informações mais importantes apresentadas nesta consulta.
Passo a passo
Esta consulta pode ser realizada em Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra > Históricos.
1. Os filtros
Atenção! Os filtros marcados com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório para realização da consulta. E é obrigatório definir uma obra ou uma tabela para emissão desse relatório.
Obra: campo para definir uma obra que deseja consultar histórico de pedidos.
Tabela: esse campo pode ser utilizado para consultar um insumo, sem especificar sua obra. Desta forma, será analisado o histórico de pedidos de compra de um determinado insumo dentro de diferentes obras.
Insumo*: informe o insumo que deseja analisar o histórico de pedidos, após informar uma obra ou tabela.
Detalhe: detalhe dos insumos dos pedidos que deseja consultar histórico.
Marca: marca dos insumos dos pedidos que deseja consultar histórico.
Fornecedor: fornecedor dos pedidos que deseja consultar histórico.
Período*: período de cadastro dos pedidos que deseja consultar histórico.
Valores corrigidos pelo*: defina um indexador para realizar uma correção nos valores.
( ) Considerar os insumos equivalentes nas outras tabelas: essa flag poderá ser marcada se você selecionar uma tabela, e trará resultados de insumos de outras tabelas que estejam configurados com equivalência ao insumo selecionado na consulta.
2. Informações mais importantes apresentadas na consulta
Dt. pedido: data cadastrada do pedido em questão;
Pedido: número do pedido em questão;
Quantidade: apresenta a quantidade total para o insumo nesse pedido de compras, considerando a unidade de medida utilizada e as entregas cadastradas para o insumo no pedido;
Unidade: apresenta a unidade de medida pedida.
Preço: apresenta o preço unitário líquido, considerando a unidade de medida pedida.
Preço em un: apresenta o preço líquido fazendo a conversão da unidade de medida pedida para a unidade de medida básica do insumo. Se o campo “Obra” tiver sido utilizado, irá considerar a unidade básica do insumo dentro dessa obra, já se tiver usado o campo “Tabela”, irá considerar a unidade básica do insumo definida no Custos Unitários.
Data prevista: apresenta a data de entrega prevista para os insumos.
Data de entrega: apresenta a data de entrega em que o pedido foi entregue.
No resultado da consulta, o sistema irá destacar os preços em "unidade básica do insumo" em Menor preço (verde), Maior preço (vermelho) e Último preço (azul).
Para cada pedido, você ainda pode acessar mais informações clicando nos ícones:
![]() | Clicando neste ícone você acessará o cadastro do pedido de compra |
![]() | Clicando neste ícone você acessará a consulta de promoções do fornecedor. As promoções são cadastradas em Suprimentos > Compras > Cotações de Preços > Promoções |
Dica! Confira os artigos relacionados:
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Esperamos que este artigo tenha ajudado!

