Engenharia – Relatório de Controle de Apontamentos: Produção Consolidada por Item de Orçamento

O Relatório Controle de Apontamentos permite analisar os apontamentos de mão de obra realizados em um determinado período, possibilitando a consolidação das informações por tarefas ou por itens de orçamento. 


Ao emitir o relatório marcando a flag ‘’Apresentar produção consolidada por item de orçamento’’, o sistema relaciona os apontamentos de produção aos itens cadastrados na planilha orçamentária da obra, permitindo uma análise mais detalhada da produtividade e dos custos envolvidos. 


Neste artigo, você verá como identificar e corrigir as situações que podem impedir a emissão do relatório nessa visualização. 


Pré-requisito 


Permissões

  • O usuário deve possuir acesso ao módulo de Engenharia e ao relatório Controle de Apontamentos; 
  • Ação de Usuário 1831: ENG-CMO - Relatórios - Controle de Apontamentos. 



Dados necessários

Para emissão do relatório, é necessário que: 

  • Existam apontamentos de mão de obra registrados no período informado; 
  • As tarefas apontadas estejam associadas a itens de orçamento; 
  • Os itens de orçamento possuam quantidade e preço unitário cadastrados. 

 

Passo a passo


1. Para emitir o relatório considerando a visão consolidada por item de orçamento acesse o menu Engenharia > Controle de Mao de Obra > Relatórios > Controle de Apontamentos. 


2. Selecione a Obra, o período e marque a flag ‘’Apresentar produção consolidada por item de orçamento’’ na tela de emissão do relatório.   

 



Mensagem 1: Item de orçamento com quantidade igual a zero


Mensagem apresentada: 


‘’Não foi possível emitir o relatório. Existem apontamentos vinculados a itens de orçamento com quantidade orçada igual a zero. Revise as quantidades informadas no orçamento e tente novamente.’’ 


O que significa? 


Para gerar a visualização por Produção Consolidada por Item de Orçamento, o sistema precisa que os itens de orçamento possuam uma quantidade orçada maior que zero. 


Quando existem apontamentos vinculados a itens cujo campo Quantidade está zerado na planilha de orçamento, o relatório não pode ser emitido. 

 

Como identificar o item de orçamento: 


1. Acesse o menu Engenharia > Controle de Mão de Obra > Registro de Produção. 

2. Localize e edite o registro de produção correspondente ao período analisado. 

3. Acesse a aba Apontamentos. 

4. Verifique quais tarefas foram apontadas no registro. 




Após identificar a tarefa, você pode localizar o item de orçamento associado de duas formas:


Opção 1 – Consultar a tarefa no planejamento 


1. Acesse Engenharia > Planejamento > Planilhas. 

2. Consulte e edite a unidade construtiva. 

3. Localize a tarefa identificada anteriormente. 

4. Acesse a aba Custo. 

5. Na tela é possível verificar qual item de orçamento está associado à tarefa e sua respectiva quantidade. 

 


Opção 2 – Utilizar o Relatório de Composições dos Custos das Tarefas 


1. Acesse o relatório Composições dos Custos das Tarefas no menu Engenharia > Planejamento > Relatórios. 

2. Informe: Obra; Unidade construtiva; Tarefa identificada no apontamento. 

3. Emita o relatório. Consulte os itens de orçamento associados à tarefa. 


Como corrigir: 


1. Acesse Engenharia > Orçamento > Planilhas. 

2. Consulte e edite a unidade construtiva. 

3. Localize o item de orçamento identificado. 

4. Informe uma quantidade maior que zero. 

5. Salve as alterações. 

 


Emita novamente o Relatório Controle de Apontamentos. 


Mensagem 2: Tarefa sem item de orçamento associado 

 


Mensagem apresentada:


‘’Não foi possível emitir o relatório. Existem apontamentos vinculados a tarefas de planejamento que não possuem item de orçamento associado. Realize a associação do item de orçamento e tente novamente’’. 


O que significa? 


Essa mensagem indica que existem apontamentos vinculados a tarefas do planejamento que não possuem nenhum item de orçamento associado. 


Como a visualização por Produção Consolidada por Item de Orçamento depende dessa associação, o sistema não consegue consolidar os dados e emitir o relatório. 


Quando essa situação pode ocorrer? 


Esse cenário normalmente ocorre quando a configuração da obra Manter estrutura do planejamento idêntica à estrutura do orçamento está desmarcada. 


Nessa configuração, o planejamento e o orçamento podem possuir estruturas diferentes. Assim, alterações realizadas no planejamento podem resultar na desassociação entre a tarefa e o item de orçamento. 


Quando a opção está marcada, as alterações realizadas no orçamento são refletidas automaticamente no planejamento, reduzindo a possibilidade desse tipo de inconsistência. 


Como identificar a tarefa sem associação 


1. Identifique a tarefa do registro de produção. 


Após identificar a tarefa, você pode conferir o cadastro da tarefa no Planejamento: 


1. Acesse Engenharia > Planejamento > Planilhas. 

2. Consulte e edite a unidade construtiva. 

3. Localize a tarefa identificada. 

4. Acesse a aba Custo. 


Caso não exista nenhum item listado na aba Custo, a tarefa está sem associação com o orçamento. 

 


Como corrigir 


1. Ainda na mesma tela, clique em Adicionar. 

2. Selecione o item de orçamento correspondente. 

3. Salve as alterações. 

 


Após realizar a associação do item de orçamento à tarefa, emita novamente o Relatório Controle de Apontamentos. 


Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.