Preciso fazer uma baixa sem gerar movimentação financeira, qual tipo de baixa devo usar?

Para realizar o abatimento financeiro no título a receber sem gerar movimentação financeira de caixas e bancos, mantendo o histórico e rastreio de recebimentos que não foram realizados em moeda corrente e atualizando o saldo devedor do cliente, é necessário realizar baixas do tipo cancelamento, outros, bens, promoção, sorteio ou substituição. 
 
Atenção! Vale lembrar que estes valores não constarão nos movimentos de caixas e bancos e nos relatórios de suporte à decisão, contudo, poderão ser feitas consultas na baixa e nos relatórios específicos de contas a receber. 

 
Quando utilizar cada uma destas opções
: 

 

Baixa por Cancelamento: aplicada para casos em que o valor deve ser anulado, ou seja, houve algum erro no processo e o valor não é mais devido pelo cliente, devendo ser cancelado como forma de ajuste. É uma opção que evita a necessidade de edição do título original e mantém a memória de rastreio, sendo possível cancelar uma parcela sem excluí-la do título, para manter o registro no sistema e permitir a visualização através de consultas e relatórios. 
 

Atenção! A baixa por cancelamento não gera movimentação de caixa ou banco e a parcela deixa de constar como valor a receber. 

 
Baixa por Bens: situação em que o cliente abate parte da sua dívida oferecendo algum bem como parte do pagamento. Exemplo: carros, casas, terrenos etc. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento.  


Baixa por Promoção e Baixa por Sorteio: As baixas por promoção e sorteio deverão ser utilizadas para informar pagamentos que os clientes não necessitarão realizar, em virtude de alguma promoção, ou sorteio realizados. Estes dois tipos de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento. 

Baixa por Outros: a baixa por outros deve ser utilizada para informar pagamentos que os clientes não necessitarão realizar por algum motivo não relacionado às opções anteriores. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento. 

Baixa por substituição:  baixa por substituição deve ser utilizada quando o recebimento é realizado por outro título. Para saber mais, acesse: Como realizar uma baixa por tipo Substituição?


Atenção! A baixa por substituição funciona da mesma forma que a por cancelamento, não gera movimentação de caixa ou banco e a parcela deixa de constar como valor a receber. Neste momento, passa a existir um vínculo entre os dois títulos sendo que um deverá ter sido baixado por substituição ao outro e este deverá ser baixado por recebimento. 

 

Dica! Para todas estas opções existe a possibilidade de inclusão de comentário (no campo “observação” na edição da baixa) para justificar o motivo deste tipo de escolha. Já que é muito comum a necessidade de justificar posteriormente estes lançamentos por troca de funcionários, ou solicitação das camadas gerenciais. 


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

 

 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.