Como faço para habilitar a notificação de cobrança?

Gostaria de notificar meus clientes em relação a parcelas que irão vencer ou vencidas, para reduzir a inadimplência da empresa minha empresa, conforme nossa régua de cobrança.  


É possível realizar este tipo de configuração no Sienge?  

Sim, basta utilizar a funcionalidade de Controle de Notificação de Inadimplência, em: Financeiro > 

Cobrança Escritural > Controle de Notificação de Cobrança. Assim, você automatiza o envio de notificações de cobrança por e-mail e/ou SMS de parcelas a vencer e vencidas seguindo régua de cobrança definida pela empresa.  

 

Pré-requisito 

  • Para usar a funcionalidade de Controle de Notificação de Inadimplência, é preciso habilitar o agendador de tarefas relacionado à notificação de cobranças e ao controle de clientes inadimplentes. Para isso, acesse: Segurança > Administração > Agendados de Tarefas e marque as flags “notificação de cobrança” e “controle de clientes inadimplentes”. 

     

     

     

 
Atenção! Sugerimos a realização de testes com o time de consultoria que atende a sua empresa para evitar notificações indevidas a sua carteira de clientes. Caso exista interesse no envio de notificações via SMS, verificar parâmetro 1146 e avaliar serviço oferecido pelo Zenvia (prestador de serviços sem nenhum vínculo a Softplan).  

  

Passo a passo  

Para utilizar a funcionalidade de Controle de Notificação de Inadimplência, siga os passos abaixo.  

  1. Acesse: Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Controle de Notificação de Inadimplência. 

     

  2. Adicione quantas regras tiver interesse para notificar seus clientes de acordo com dias em relação aos vencimentos das parcelas.

 

Atenção! Sugerimos que você faça essa configuração com o consultor que atende a sua empresa para evitar notificações indevidas aos seus clientes. 

 

Os campos de preenchimento são:  

  • Número de dias: quantidade de dias antes, ou após o vencimento, que o sistema deverá notificar os clientes.  
  • Assunto: texto do assunto do e-mail que será enviado ao cliente. É possível usar parâmetros tanto no assunto como no corpo do e-mail.  
  • Corpo do e-mail: o que estará escrito na mensagem remetida. É possível colocar parâmetros para que o sistema personalize o e-mail com o nome do cliente, o nome do destinatário, do empreendimento, valor cobrado e até mesmo a linha digitável para os casos que exista interesse em usar o Zenvia para envio de SMS.  
  • SMS: mensagem que irá ao cliente via SMS [apenas quando utilizada a integração com o Zenvia, para mais informações converse com o seu consultor]. 
  • Enviar SMS: apenas quando utilizada a integração com o Zenvia, para mais informações converse com o seu consultor. 
  • Enviar e-mail: habilitar para que o e-mail de notificação seja enviado.  
  • Anexar boleto: para evitar transtornos com seus clientes, sugerimos conversar com seu consultor antes de habilitar esta opção. Todos os clientes que abrirem os boletos enviados por e-mail, serão gerados os respectivos arquivos remessa no Sienge [Em: Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Dowload de Arquivo Remessa] a serem enviados ao banco para que o processo de cobrança escritural transcorra normalmente. Caso a remessa não seja enviada o recebimento poderá não ser processado pelo banco, além do que alguns bancos cobram pelo processamento mesmo de boletos não pagos.   

 

Para que sejam notificadas parcelas vincendas(antes do vencimento) será necessário configurar a regra utilizando números negativos.  

  • Exemplo: “-5” o sistema irá enviar a notificação definida na regra criada para todos os clientes 5 dias antes da data do vencimento.

  

Para que sejam notificadas parcelas vencidas será necessário configurar a regra utilizando números positivos. 

  • Exemplo: “5” o sistema notificará todos os clientes que possuem parceladas em aberto vencidas a 5 dias, com a respectiva mensagem configurada para esta regra. 

 

Atenção! Fique atento pois atrasos nos seus processamentos de baixas de contas a receber poderão permitir a geração de notificações indevidas aos clientes, já que parcelas já quitadas no banco estarão sendo consideradas não recebidas no sistema até que sejam feitas as baixas.  

  

Vale lembrar que é possível restringir condições de pagamento que geram notificações, através da configuração em: Financeiro > Controle de Inadimplência > Configuração, na seção “condições de pagamento sem controle de inadimplência automático”. 

  

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

 

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