Como faço para habilitar a notificação de cobrança?

Gostaria de notificar meus clientes em relação a parcelas que irão vencer ou vencidas, para reduzir a inadimplência da empresa minha empresa, conforme nossa régua de cobrança.  


É possível realizar este tipo de configuração no Sienge?  

Sim, basta utilizar a funcionalidade de Controle de Notificação de Inadimplência, em: Financeiro > 

Cobrança Escritural > Controle de Notificação de Cobrança. Assim, você automatiza o envio de notificações de cobrança por e-mail e/ou SMS de parcelas a vencer e vencidas seguindo régua de cobrança definida pela empresa.  

 

Pré-requisito 

  • Para usar a funcionalidade de Controle de Notificação de Inadimplência, é preciso habilitar o agendador de tarefas relacionado à notificação de cobranças e ao controle de clientes inadimplentes. Para isso, acesse: Segurança > Administração > Agendados de Tarefas e marque as flags “notificação de cobrança” e “controle de títulos inadimplentes”. 

     

 
Atenção! Sugerimos a realização de testes com o time de consultoria que atende a sua empresa para evitar notificações indevidas a sua carteira de clientes. Caso exista interesse no envio de notificações via SMS, verificar parâmetro 1146 e avaliar serviço oferecido pelo Zenvia (prestador de serviços sem nenhum vínculo a Softplan).  

  

Passo a passo  

Para utilizar a funcionalidade de Controle de Notificação de Inadimplência, siga os passos abaixo.  


1) Acesse: Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Controle de Notificação de Inadimplência. 

2) Adicione quantas regras tiver interesse para notificar seus clientes de acordo com dias em relação aos vencimentos das parcelas.


3) É necessário, no caminho: Financeiro / Contas a Receber / Controle de Inadimplência / Configuração, confirmar os centros de custo que deveram enviar notificação de cobrança. Os centros de custos que não estiverem na tela, não enviarão notificação.



 

Atenção! Sugerimos que você faça essa configuração com o consultor que atende a sua empresa para evitar notificações indevidas aos seus clientes. 

 

Atenção! Fique atento pois atrasos nos seus processamentos de baixas de contas a receber poderão permitir a geração de notificações indevidas aos clientes, já que parcelas já quitadas no banco estarão sendo consideradas não recebidas no sistema até que sejam feitas as baixas.  

  

Vale lembrar que é possível restringir condições de pagamento que geram notificações, através da configuração em: Financeiro > Controle de Inadimplência > Configuração, na seção “condições de pagamento sem controle de inadimplência automático”. 

 

Dica!   

Duvidas de como realizar os preenchimento: Como configuro o envio de notificação de cobrança para cliente?

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

 

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