Como é realizado o cálculo do Custo Médio no Estoque?

O cálculo do custo médio é realizado considerando todos os movimentos de entrada em que escolhida marcados para considerados calculados no cálculo do custo médio. Veja como este cálculo é feito! 

Para uma configuração em que o Custo Médio é o simples  (em denominação ao ponderado), isto é, que considera somente como entradas no Estoque, temos o seguinte comportamento: 


Atenção!  Para o sistema poder realizar o cálculo do custo médio na primeira condição é que o tipo de movimento de entrada está com a bandeira Movimentações deste tipo devem ser consideradas para o cálculo do custo médio de insumos marcadoCaso todos os movimentos de entrada tenham sido realizados com tipos de movimento sem essa flag marcada o Custo Médio do insumo ficará zerado. Para mais detalhes acesse o artigo: Por que as informações de custo médio aparecem zeradas em relatórios e consultas do estoque?

 

Cálculo  

 
Com o primeiro movimento de estoque de entrada, dentro das condições mencionadas acima, o  Custo Médio  do insumo ficará igual ao valor de entrada. 

 

A partir do segundo movimento o sistema realiza o seguinte cálculo:  

  • Soma as entradas anteriores e multiplica esse resultado pelo custo médio anterior (que é o custo médio antes da nova entrada), em seguida ele realiza o cálculo da quantidade do movimento atual multiplicado pelo valor do movimento. Esses dois resultados são somados e em seguida divididos pelo somatório de todas as quantidades de entrada. O resultado dessa divisão será o Custo Médio do insumo no estoque. 

 

 

Legenda: 

  • <VL Movimento> = Preço unitário do insumo na movimentação de estoque. <QT Movimento> = Quantidade do insumo na movimentação de estoque. <VL Custo Médio> = Valor do custo médio do insumo na movimentação de estoque. <QT Total> = Soma das quantidades do insumo nos movimentos de estoque.
  • <VL  MovimentoAtual > = Preço unitário do insumo na movimentação atual de estoque. <QT  MovimentoAtual > = Quantidade do insumo na movimentação atual de estoque. <VL Custo  MédioAcumul > = Valor do custo médio acumulado do insumo na movimentação de estoque. (Quantidade do insumo nas movimentações até a atual). <QT  TotalAcumul > = Quantidade acumulada do insumo nos movimentos de estoque. (Quantidade do insumo nas movimentações até a atual). 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 


Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.