Como cadastrar um documento?

 

Os documentos são utilizados para registrar lançamentos financeiro no Sienge. Este artigo traz o passo a passo para o cadastro de documentos.



Pré-requisito 

Possuir as autorização no módulo Apoio nas ações de tela 928, 929 e 931, 
em: Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário.

 


Passo a passo 


  1. Acesse: Apoio / Documentos e clique em Novo;


    No campo Informações Gerais, será classificado qual o tipo de documento:


    Código: Código do documento em até 4 caracteres, podendo ser letras ou números.
    ATENÇÃO: Esse código não pode ser modificado após a criação.

    Descrição: Descrição do documento, onde poderá nomear o documento, como Nota fiscal, por exemplo. 


    Documento de previsão: Marque esta opção para indicar que o documento será utilizado para previsões financeiras de pagamento ou recebimento.


    Documento de devolução: Marque esta opção para indicar que o documento será utilizado em movimentos de devolução no Estoque.


    Documento de caução: Marque esta opção para indicar que o documento será utilizado para criação do título de caução em Contratos e Medições.


    Documento de permuta: Marque esta opção para indicar que o documento será utilizado para criação do título de permuta em Contratos e Medições.


    Contabilizável: Marque esta opção para indicar que os lançamentos realizados com o documento devem ser contabilizados ou não. Lançamentos associados a documentos em que este campo esteja marcado serão exportados para a contabilidade ao gerar um lote no sistema de Integração Contábil.


    Ratear impostos: Marque esta opção para indicar que os impostos retidos em documentos de previsão devem ser rateados ou não pelas parcelas. Este rateio acontece apenas para a emissão de relatórios.


    Documento interno do Sienge: O código e a descrição não poderão ser alterados em documentos com esta opção marcada. O documento será utilizado internamente pelo Sienge em determinadas operações financeiras, como por exemplo: emissão de cheque.

    Documento de Simples Remessa: Marque esta opção para indicar que este documento será utilizado no cadastro de nota fiscal de simples remessa.


  2. Marque as flags relacionadas à configuração que deseja para este documento no menu Contas a Pagar:


    Permitir pagamento: Marque esta opção para indicar que os lançamentos gerados com o documento no sistema de Contas a Pagar podem ser baixados por pagamento.

    Exclusão do contas a pagar:
    Marque esta opção para indicar que os lançamentos gerados com o documento podem ser excluídos do sistema de Contas a Pagar.

    Documento confidencial para funcionários: Marque esta opção para indicar que este tipo de documento é confidencial, assim usuários não autorizados a acessar este tipo de documento não conseguirão ver tais títulos em relatórios quando o credor associado for tipo funcionário.

    Documento sem apropriação de obra no contas a pagar:
    Desmarque esta opção para que seja realizado o bloqueio do cadastramento de títulos a pagar sem apropriação de obra utilizando este tipo de documento. Este bloqueio será realizado conforme informação do parâmetro 218 (em Segurança / Administração / Parâmetros). Clique aqui para mais informações sobre este parâmetro.

    Permitir dar baixa no contas a pagar somente como adiantamento:
    Marque esta opção para indicar que quando for utilizado este tipo de documento para títulos a pagar o sistema somente permita realizar baixa por adiantamento.

    Obrigatório realizar o adiantamento vinculado a um pedido ou contrato: Marque esta opção para tornar obrigatório a realização de baixa de adiantamento vinculado a pedido ou contrato para os títulos a pagar associados a este tipo de documento. Este campo estará habilitado somente quando a opção acima Permitir dar baixa no contas a pagar somente como adiantamento estiver marcada.

    Obrigatório informar anexo no cadastro do título que não possui vínculo com NFS-e:
    Marque esta opção para que seja obrigatório informar pelo menos um anexo no cadastro de títulos a pagar que não possuírem vínculo com a NFS-e recepcionada no menu Recepção de Nota Fiscal de Serviço. Se esta opção estiver marcada, os títulos a pagar vinculados a este documento que não possuírem anexo ficarão com a situação Incompleto. Os títulos de previsão não serão considerados nessa regra.

    Bloquear data de vencimento conforme parâmetro 046:
    Marque esta opção para indicar se a data de vencimento de títulos a pagar utilizando este tipo de documento deve considerar o parâmetro 46 (em Segurança / Administração / Parâmetros). Para mais informações sobre este parâmetro Clique aqui.


    Permitir somente data de vencimento dentro do período definido no parâmetro 1108: Marque esta opção para indicar se a data de vencimento de títulos a pagar utilizando este tipo de documento deve considerar o parâmetro 1108 (em Segurança / Administração / Parâmetros). Para mais informações sobre este parâmetro Clique aqui.

    Gera contrapartida no contas a receber:
    Marque esta opção para ser possível gerar contrapartida no Contas a Receber com este tipo de documento.

    Acesso restrito:
    Marque esta opção para indicar que este tipo de documento é de acesso restrito, assim os usuários não autorizados a acessar este tipo de documento não conseguirão cadastrar títulos, consultar e ver tais títulos em relatórios, independente do tipo de credor (fornecedor, corretor ou funcionário).

    Bloquear numeração repetida para o mesmo credor: Marque esta opção para indicar que sistema deve bloquear documentos iguais com o mesmo número para um mesmo credor em títulos do sistema Contas a Pagar.

    Considerar os zeros à esquerda para o bloqueio de numeração repetida: Marque esta opção para que o sistema considere os zeros à esquerda para o bloqueio de documentos iguais com o mesmo número para um mesmo credor em títulos do sistema Contas a Pagar.


    Permitir apenas o uso de números no campo número do documento: Marque esta opção para que o sistema considere no campo documento apenas números (em Financeiro / Contas a Pagar / Títulos).

    Obrigatório da ciência no título a pagar com este tipo de documento: Marque esta opção para que os títulos que utilizarem este documento precisem de ciência antes de serem autorizados. (em Financeiro / Contas a Pagar / Autorização de Pagamento / Ciência de Títulos).

    Obrigatório selecionar somente apropriação de obra por pedido e contrato: Marque esta opção para que a apropriação de obra em títulos com este documento, seja conforme o pedido ou contrato cadastrados em Suprimentos. 


  3. Marque as flags relacionadas à configuração que deseja para este documento no menu Contas a Receber:


    Permitir recebimento: Marque esta opção para indicar que os lançamentos gerados com o documento no sistema de Contas a Receber podem ser baixados por recebimento.

    Exclusão do contas a receber:
    Marque esta opção para indicar que os lançamentos gerados com o documento podem ser excluídos do sistema de Contas a Receber.

    Bloquear numeração repetida por empresa:
    Marque esta opção para indicar que sistema deve bloquear documentos iguais com o mesmo número para uma mesma empresa em títulos do sistema de Contas a Receber.


    Obrigatório cadastrar a unidade no título: Marque esta opção para que a informação da unidade construtiva seja obrigatória na emissão de títulos avulsos.

    As baixas realizadas pela leitura do arquivo retorno serão do tipo "adiantamento": 

    Marque esta opção para que as baixas realizadas pela leitura do arquivo retorno na cobrança escritural sejam do tipo "adiantamento".


     

  4. Marque as flags relacionadas à configuração que deseja para este documento no menu Contabilidade:

    Contabilizar conforme indicado no título: Marque esta opção para indicar que os títulos a pagar e a receber sejam contabilizados conforme indicado no título quando for utilizado este tipo de documento.

    Contabilizar somente a baixa: Marque esta opção para indicar que deve ser somente contabilizada a baixa quando for utilizado este tipo de documento para títulos a pagar e títulos a receber.

    Contabilizar sempre a baixa e título: Marque esta opção para indicar que devem ser sempre contabilizados a baixa e o título quando for utilizado este tipo de documento para títulos a pagar e títulos a receber.

    Histórico para integração contábil:
    Texto que substituirá a macro “<histdoc>” configurada para o histórico contábil dos lançamentos associados ao documento. (Quando o sistema realizar a contabilização dos lançamentos associados a este documento, caso a macro “<histdoc>” tenha sido configurada para a contabilização, o texto substituirá a macro configurada).



  5. Marque as flags relacionadas à configuração que deseja para este documento no menu Fiscal:



    Regime contábil para apuração de tributos: Selecione o regime de apuração do PIS/COFINS.

    Atenção! Se na opção Regime contábil para apuração de PIS/COFINS for definido Regime de caixa ou Regime de competência, para este documento será considerado esse regime sem levar em conta a forma de tributação do lucro ou o regime contábil cadastrados para a empresa em Contabilidade/Fiscal / Apoio / Parametrização Anual Contábil e Fiscal.

    Dica! Torne obrigatório o preenchimento das informações fiscais nos cadastros de empresas.

    Documento fiscal: Marque esta opção para indicar que o documento é um documento fiscal. Com isso nos lançamentos para o sistema de Contas a Pagar e sistema de Contas a Receber será solicitado o preenchimento das informações referentes a livros fiscais.

    Incidir impostos (PIS/COFINS/IRPJ/CSLL, RET): Marque esta opção para incidir PIS/COFINS/IRPJ/CSLL/RET nos títulos associados a este documento. Esta opção é marcada automaticamente quando o documento está marcado na opção Documento Fiscal.

    Obrigatório informar a chave de acesso à NFE nas "Informações Fiscais" de entrada: Marque esta opção para que seja obrigatório o preenchimento da chave de acesso à NFE, no cadastro de informações fiscais dos títulos a pagar.

    Obrigatório informar a chave de acesso à NFE nas "Informações Fiscais" de saída: Marque esta opção para que seja obrigatório o preenchimento da chave de acesso à NFE, no cadastro de informações fiscais dos títulos a receber.

    Documento é guia de imposto calculada manualmente: Marque esta opção para que nos títulos a pagar associados ao documento seja permitido informar apenas um imposto e não seja possível emitir guia. Os títulos serão utilizados na Contabilidade.


    Opções disponíveis quando o documento tem a flag de documento fiscal marcada:

    Código para exportação fiscal: Código utilizado nos casos em que a exportação para sistemas de livros fiscais utilize codificação de documentos diferente do Sienge. (Campo apresentado caso tenha sido marcada a opção Documento fiscal).

    Modelo fiscal: Selecione o modelo fiscal de acordo com a tabela de modelos disponibilizada pela Receita Federal. Este campo é apresentado somente se opção Documento fiscal estiver marcada.



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.