Como realizar Associações Contábeis?

Para eliminar as inconsistências das parametrizações encontradas na geração de lançamentos contábeis é necessário realizar um DE-PARA das origens das informações financeiras com as contas do plano de contas contábil. Somente assim, o sistema irá gerar corretamente o lançamento. 

 

Pré-requisito 


Ter um plano de contas contábil estruturado (Como cadastrar um plano contábil?) 

 

Passo a Passo 

  1. Identifique as inconsistências geradas no Relatório de inconsistências (Integração contábil> Relatórios> Inconsistências) 

    Nota! O relatório de Inconsistências pode ser consultado tanto antes quanto depois da geração do lote de lançamentos contábeis.

  2. Acesse Contabilidade/FiscalApoioIntegração ContábilAssociações Contábeis e realize as associações necessárias de acordo com a origem do ajuste a ser efetuado (ver descrições abaixo).  

  3. Feita a associação, gere o lote de lançamentos. Se houver mais inconsistências, refaça os procedimentos descritos acima. 

 

Você pode realizar a associação e diversas maneiras, conforme o tipo de origem indicada no menu do sistema: 


Parâmetros para Contabilidade 

 

Utilize essa funcionalidade para realizar associações entre os tipos de movimentações financeira e as contas contábeis. Após realizar essa configuração os lançamentos contábeis poderão ser gerados. Ao lado de cada tipo de movimento será informado entre parênteses a qual sistema se refere o movimento. 
Para casos específicos, há associação para Parâmetros por Centro de Custo e Documento, separado por aba.

 

Por Centro de Custo/Plano Financeiro  

   

A associação por Centro de Custo e Plano Financeiro é utilizada para realizar a contabilização em contas contábeis distintas, sejam elas de Receita ou de Despesa. Como uma conta do plano financeiro pode ser associada em contas contábeis diferentes, dependendo do Centro de Custo, o sistema permite associar a conta contábil para cada Centro de Custo e Plano Financeiro ou por Centro de Custo e Documento, separado por aba.

Nota! Veja ao final da página de associação um esquema com a ordem de priorização das contas para os lançamentos referentes ao Centro de Custo e Plano Financeiro.  


Por Credor/Empresa 

 

Esta associação é realizada porque o credor pode trabalhar com diversas empresas e em cada uma delas ter uma conta contábil diferente. Por isso a associação das contas contábeis ao credor é realizada por empresa ou em casos mais específicos, pode ser feito por Credor e Documento ou Documento e empresa, conforme abas disponíveis na tela.

Por meio do recurso Automatizar Associação Contábil, disponível somente para associação contábeis por Conta Contábeis por Credor, há as opções:

  • Não associar automaticamente - não realiza nenhum modificação;
  • Associar uma mesma conta contábil para todos os credores - utilizado quando a empresa utiliza somente uma conta contábil para todos os credores. Assim, para todo credor o sistema automaticamente irá associar uma mesma conta contábil;
  • Criar automaticamente uma conta contábil e vincular ao credor sem associação - utilizado quando a empresa utiliza uma conta contábil para cada credor. Assim, é associado uma conta contábil sintética "Fornecedores" e automaticamente o Sienge irá criar uma conta contábil abaixo dessa e associar;

Nota! Veja ao final da página de associação um esquema com a ordem de priorização das contas para os lançamentos referentes ao Credor. 

 

Por Cliente/Empresa 

 

Assim como na associação contábil de credor/empresa, o mesmo ocorre com cliente. Em casos mais específicos, pode ser feito por Centro de Custo e Documento,  conforme abas disponíveis na tela.
Há recurso de automatizar a associação contábil somente paras Contas Contábeis por Cliente, sendo:

  • Não associar automaticamente - não realiza nenhum modificação;
  • Associar uma mesma conta contábil para todos os credores - utilizado quando a empresa utiliza somente uma conta contábil para todos os credores. Assim, para todo credor o sistema automaticamente irá associar uma mesma conta contábil;
  • Criar automaticamente uma conta contábil e vincular ao cliente sem associação - utilizado quando a empresa utiliza uma conta contábil para cada cliente. Assim, é associado uma conta contábil sintética "Clientes" e automaticamente o Sienge irá criar uma conta contábil abaixo dessa e associar;
Nota! Veja ao final da página de associação um esquema com a ordem de priorização das contas para os lançamentos referentes ao Credor. 

 

Por Imposto/Empresa 

 

As empresas podem trabalhar com diversos impostos e em cada uma delas ter uma conta contábil diferente, por isso a associação das contas contábeis ao imposto é realizada por empresa ou por Credor e Imposto,  conforme abas disponíveis na tela. 


Por Imposto a Recolher e a Recuperar

 

Assim como no recurso por Imposto/Empresa, este é para especificar conta contábil de impostos a recolher e recuperar, separado por empresa.

 

Por Conta Corrente 

Sempre que for encontrada uma inconsistência com origem em uma determinada Conta Corrente deve ser associada uma Conta Contábil para eliminar esta inconsistência. Serão consideradas no movimento da Integração Contábil somente as contas correntes contabilizáveis. 

 

Por Centro de Custo 

 

Uma empresa pode conter diversos centros de custo e através desta associação possibilitamos a opção de configurar uma conta contábil diferente para cada um deles. 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.