Como realizar Associações Contábeis?

Para eliminar as inconsistências das parametrizações encontradas na geração de lançamentos contábeis é necessário realizar um DE-PARA das origens das informações financeiras com as contas do plano de contas contábil. Somente assim, o sistema irá gerar corretamente o lançamento. 

 

Pré-requisito 


Ter um plano de contas contábil estruturado (Como cadastrar um plano contábil?) 

 

Passo a Passo 

  1. Identifique as inconsistências geradas no Relatório de inconsistências (Integração contábil> Relatórios> Inconsistências) 

    Nota! O relatório de Inconsistências pode ser consultado tanto antes quanto depois da geração do lote de lançamentos contábeis.

  2. Acesse Contabilidade/FiscalApoioIntegração ContábilAssociações Contábeis e realize as associações necessárias de acordo com a origem do ajuste a ser efetuado (ver descrições abaixo).  

  3. Feita a associação, gere o lote de lançamentos. Se houver mais inconsistências, refaça os procedimentos descritos acima. 

 

Você pode realizar a associação e diversas maneiras, conforme o tipo de origem indicada no menu do sistema: 


Parâmetros para Contabilidade 

 

Utilize essa funcionalidade para realizar associações entre os tipos de movimentações financeira e as contas contábeis. Após realizar essa configuração os lançamentos contábeis poderão ser gerados. Ao lado de cada tipo de movimento será informado entre parênteses a qual sistema se refere o movimento. 

 

Por Centro de Custo/Plano Financeiro  

   

A associação por Centro de Custo e Plano Financeiro é utilizada para realizar a contabilização em contas contábeis distintas, sejam elas de Receita ou de Despesa. Como uma conta do plano financeiro pode ser associada em contas contábeis diferentes, dependendo do Centro de Custo, o sistema permite associar a conta contábil para cada Centro de Custo e Plano Financeiro. 

Nota! Veja ao final da página de associação um esquema com a ordem de priorização das contas para os lançamentos referentes ao Centro de Custo e Plano Financeiro.  

Por Credor/Empresa 

 

Esta associação é realizada porque o credor pode trabalhar com diversas empresas e em cada uma delas ter uma conta contábil diferente. Por isso a associação das contas contábeis ao credor é realizada por empresa. 

Nota! Veja ao final da página de associação um esquema com a ordem de priorização das contas para os lançamentos referentes ao Credor. 

 

Por Cliente/Empresa 

 

Sempre que for encontrada uma inconsistência com origem em uma determinada Conta Corrente deve ser associada uma Conta Contábil para eliminar esta inconsistência. 

 

Por Imposto/Empresa 

 

As empresas podem trabalhar com diversos impostos e em cada uma delas ter uma conta contábil diferente, por isso a associação das contas contábeis ao imposto é realizada por empresa. 

 

Por Conta Corrente 

Sempre que for encontrada uma inconsistência com origem em uma determinada Conta Corrente deve ser associada uma Conta Contábil para eliminar esta inconsistência. 

 

Por Centro de Custo 

 

Uma empresa pode conter diversos centros de custo e através desta associação possibilitamos a opção de configurar uma conta contábil diferente para cada um deles. 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

 

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