Ao cadastrar o cliente ocorre a mensagem: Informação, Já existe um cliente cadastrado com o CPF/CNPJ informado, o que fazer?

Em Apoio/Pessoas/Clientes ou pela API de clientes (POST /customers)  ao tentar cadastrar o cliente de CPF/CNPJ XXX e apresentar a mensagem: 


Informação

Já existe um cliente cadastrado com o CPF/CNPJ informado.



No entanto, ao consultar por esse CPF/CNPJ apresentar a mensagem:


Informação

Não há registros para os parâmetros informados.



Será preciso fazer algumas validações:


Passo a passo


1- Verificar em Comercial/Pró-vendas/Clientes se tem o cadastro do cliente de CPF/CNPJ XXX , se tiver, é por esse motivo que em Apoio/Pessoas/Clientes o sistema acusa que já existe o cadastro com este CPF/CNPJ. 


Nota! Se apresentar a mensagem que somente usuários cadastrados como colaborador podem acessar o Pró-Vendas, é preciso realizar o cadastro conforme artigo de link abaixo:


Link: Somente usuários cadastrados como colaborador podem acessar o Pró-Vendas


2- O bloqueio se dá devido ao parâmetro de código 621 em Segurança/Administração/Parâmetros estar como "Não", desta forma não aceitará cadastro de CPFs e CNPJs em duplicidade.





Dica!  Como solução, poderá alterar o parâmetro 621 para SIM, desta forma conseguirá realizar o cadastro do cliente. Ou, entrar no cadastro do cliente no Pró-vendas e efetuar a exclusão do cadastro deste cliente (só conseguirá excluir se não tiver registros associados a ele, como por exemplo, reserva, proposta, entre outros).

 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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