É possível excluir ou alterar um título gerado de um cancelamento de vendas?


Após realizado o cancelamento de vendas, se houverem valores a serem devolvidos ao cliente, será gerado um título no módulo do contas a pagar referente a essa devolução. Porém, o título gerado no contas a pagar, será de origem do módulo comercial, não sendo possível realizar alterações/exclusões. Neste artigo veremos como proceder no caso de necessidade de alteração no valor do título de devolução!


Pré-requisito


Ações 795, 780, 782, 784 autorizadas em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário

Acesso às rotinas: Comercial / Vendas / Contratos / Cancelamento / Cancelamento e Financeiro / Contas a Pagar / Títulos

 

Passo a passo 


1. Acessar a rotina: Comercial / Vendas / Contratos / Cancelamento / Cancelamento


Na rotina do cancelamento de contrato de vendas, quando efetuou o cancelamento foi marcada a flag: Gerar título de devolução:


Com isso o sistema gerou um título de devolução com os valores a serem devolvidos para o cliente:



2. Acessar a rotina: Financeiro / Contas a Pagar / Títulos


Ao consultar o título no módulo Contas a Pagar, nota-se que o sistema já emite uma mensagem de que algumas alterações não serão permitidas, uma delas é a alteração do valor.


3. Para alterar o valor do título, será necessário ativar o contrato de vendas para que este título seja excluído automaticamente do sistema e depois realizar o cancelamento do contrato de vendas novamente com o valor correto da devolução.


4. Para ativar o contrato de vendas, acessar a rotina: Comercial / Vendas / Contratos / Cancelamento / Cancelamento , localizar o contrato que foi cancelado e realizar a Ativação:



OBS: Para ativar será preciso vincular a uma unidade disponível, marcá-la como principal e colocar 100% de participação.


5. Após efetivada a ativação do contrato de vendas, ao consultar o título gerado anteriormente nota-se que o mesmo foi excluído da base de dados. 



Agora já pode realizar novo cancelamento do contrato de vendas gerando o título no valor correto! 



Nota! Caso no momento do cancelamento do contrato de vendas, tenha sido gerado um título avulso no contas a pagar e inserido o número do título no campo abaixo, o procedimento é o mesmo acima. Primeiro precisa ativar o contrato, para conseguir realizar a alteração no título avulso criado lá no módulo do contas a pagar. E depois fazer o cancelamento de vendas novamente.



Dica! Para dúvidas em como ativar um contrato de vendas e no processo de cancelamento de vendas, seguem abaixo dicas de artigos: 

Como ativo um contrato de venda que foi cancelado? : Sienge Plataforma 

Como realizar o cancelamento/distrato de um contrato de venda? : Sienge Plataforma 


 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.