Como saber se o Nível de Apropriação da Obra foi alterado e por quem?

Uma Auditoria de Sistema consiste em uma coleta de dados para verificação e análise de informações, com o objetivo de reunir, agrupar e avaliar evidências referente a uma determinada ação no sistema.

Em
 alguns momentos faz-se necessário identificar qual usuário realizou a alteração no Nível de Apropriação de uma obra. Como essa informação não aparece nos relatórios de Engenharia e Suprimentos, somente é possível determinar esta alteração via Auditoria do Sistema. 


Para extrair esta auditoria de sistema acesse o menu Segurança > Administração > Auditoria do Sistema. 

Nota! As Auditorias de Sistema somente poderão ser emitidas se o usuário for Administrador do Sistema ou se estiver autorizado para acessar a tela.

Confira neste artigo como localizar o usuário que realizou tal ação e o momento desta alteração.




Passo a passo 


Auditoria Simples:

1. Ao acessar a página de auditorias, em Segurança > Administração > Auditoria de Sistema, através do campo Parâmetros Gerais informe o período de emissão da auditoria de sistema. Este período servirá para o Sienge filtrar os resultados que serão apresentados.  


Parâmetros Gerais:

  1. Ação : 1131 -CAD - Obras/Centros de Custo - Cadastros - Obras - Salvar
  2. Período: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria
  3. Clicar no botão VISUALIZAR

 


2. Ao emitir o relatório será possível validar  todas alterações que foram feitas e salvas, assim como:  o usuário responsável pela alteração, a data e horário desta alteração a alteração realizada da obra. 


3. No exemplo acima o valor no Nivel de Apropriação foi alterado para o nível 4, ou seja, anteriormente o Nível de Apropriação estava selecionado no nível 0 - Obra e foi alterado para o nível 4 - Serviço.


Lembrando que o Nivel de Apropriação 0 - Obra não obriga o usuário apropriar a despesa de uma obra em um item de orçamento. Somente os níveis Célula Construtiva, Etapa, Subetapa e Serviço realizam este tipo de vinculo. 


Nota! Os níveis de apropriação numa obra são respectivamente:

  • 0 - Obra
  • 1 - Célula Construtiva
  • 2 - Etapa
  • 3 - Subetapa
  • 4 - Serviço



Atenção!  O sistema apresentará informações no relatório de auditoria conforme os meses definidos no Parâmetro 1034 - Exclusão de dados das Auditorias de Sistema e de Login, em Segurança > Administração > Parâmetros. Se a alteração do Nível de Apropriação da Obra não ocorreu dentro deste período definido no parâmetro, o sistema informará: Não há registros para os parâmetros informados. 



Auditoria com Parâmetros Avançados:

1. Na mesma tela, através do campo Parâmetros Avançados selecione a Entidade, o Campo e digite o Código Interno da Obra no campo Conteúdo. 



Atenção! Para descobrir qual o código interno da obra utilize a auditoria a seguir, onde:


  • Entidade: ECADEMPREEND
  • Campo: CDEMPREENDVIEW
  • Conteúdo: Código da Obra

    Ao emitir o relatório, busque o código INTERNO da obra no campo CDEMPREEND.



2. No exemplo a seguir utilizamos a obra 696, cujo código interno é o 885.


  1. Entidade: ECADOBRA
  2. Campo: CDOBRA
  3. Conteúdo: Código Interno da Obra


 


3. Para emissão do relatório clique em


4. Ao emitir o relatório será possível validar o usuário responsável pela alteração, a data e horário desta alteração a alteração realizada da obra. 


 




Atenção!  O sistema apresentará informações no relatório de auditoria conforme os meses definidos no Parâmetro 1034 - Exclusão de dados das Auditorias de Sistema e de Login, em Segurança > Administração > Parâmetros. Se a alteração do Nivel de Apropriação da Obra não ocorreu dentro deste período definido no parâmetro, o sistema informará: Não há registros para os parâmetros informados. 


Dica!
 Confira como emitir nossas demais auditorias de sistema:





Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.