Tenho pedidos de compra que foram cancelados indevidamente. Os insumos serão entregues pelo fornecedor, no entanto, eles constam como cancelados no sistema.
Nessas hipóteses é necessário voltar o saldo desses pedidos, desfazendo assim o cancelamento realizado. Dessa forma os insumos ficam como pendentes e os relatórios irão apresentar as informações mais consistentes com a realidade da empresa.
Pré-requisitos
O parâmetro 414 ( Segurança> Administração> Parâmetros ) deve estar com a opção “Pendente” atualizado. Dessa forma o sistema permitirá que o cancelamento de saldo do pedido seja desfeito.
Passo a passo
Antes de realizar este procedimento é importante validar o que aconteceu com o (s) insumo (s) , da (s) solicitação ( ões ), quando o Pedido foi cancelado. Isso pode ser verificado em Segurança> Administração> Parâmetros , através do parâmetro 104.
Como opções são:
- Inalterada - os insumos continuaram atendidos e nada aconteceu com uma solicitação (e cotação, caso tenha).
Voltar o saldo dos insumos nesse caso não afeta o processo.
- Pendente novamente - a quantidade do insumo voltou a ficar pendente na solicitação, perdendo o vínculo com o pedido cancelado. Caso o insumo tenha vindo de cotação ele ficou pendente na solicitação, mas vinculado à cotação, sendo necessário dar continuidade a ela ou cancelar seu saldo.
Voltar o saldo do Pedido, neste caso, fará com que esta quantidade seja avulsa, ou seja, não veio de nenhuma solicitação. Pode ser interessante criar um novo pedido para este saldo e não voltar o saldo do pedido antigo.
- Exclusão da quantidade solicitada - a quantidade do insumo é excluída da solicitação.
Voltar o saldo do Pedido, neste caso, fará com que esta quantidade seja avulsa, ou seja, não veio de nenhuma solicitação. Pode ser interessante validar se deve-se voltar o saldo do pedido ou recomeçar o processo desde a solicitação.
- Acesse Suprimentos> Compras> Pedidos de Compra> Cancelamentos de Saldos consulte e edite o pedido desejado.
- Verificar quais insumos / entregas você deseja retornar o saldo, Marque uma coluna “Saldo” e salve a tela.
Agora o insumo está com saldo novamente, sendo possível cadastrar a sua Nota Fiscal!