Uma Auditoria de Sistema consiste em uma coleta de dados para verificação e análise de informações, com o objetivo de reunir, agrupar e avaliar evidências referente a uma determinada ação no sistema.
Em alguns momentos faz-se necessário identificar qual usuário realizou o cancelamento de saldo de um pedido de Compra. Como essa informação não aparece nos relatórios de Engenharia e Suprimentos, somente é possível identificar via Auditoria do Sistema.
Confira neste artigo como localizar o usuário que realizou tal ação e o momento desta alteração.
Nota! As Auditorias de Sistema somente poderão ser emitidas se o usuário for Administrador do Sistema ou se estiver autorizado para acessar a tela.
Passo a passo
1. Ao acessar a tela de auditorias do sistema, em Segurança > Administração > Auditoria de Sistema, através dos Parâmetros Gerais informe os seguintes dados:
- Ação : 1690 - SUP-ADC - Pedidos de Compra - Cancelamentos de Saldos - Salvar
- Descrição: Informar o número do Pedido de compra
- Período*: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria.
No exemplo, utilizamos o Pedido de Compra 3838:
Dica! Se desejar analisar mais de um pedido de compra, pode-se optar por deixar o campo Descrição em branco.
2. Outra opção, é realizar essa auditoria utilizando os filtros do campo Parâmetros Avançados, com os seguintes dados:
- Entidade: EADCENTREGAITEMPC
- Campo: NUPEDIDOCOMPRA
- Conteúdo: Informe o número do pedido de compra
- Período*: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria.
No exemplo abaixo, também utilizamos o Pedido de Compra 3838:
3. Ao emitir o relatório será possível validar o usuário responsável pelo cancelamento de saldo do pedido de compra, além da data e horário em que foi realizado, conforme exemplo abaixo:
Atenção! Para pedidos em que a geração dos número é anual, exemplo 123/22, o número do pedido deve ser informado invertendo a ordem, primeiro o ano e depois o número do pedido. Entre os dois deve-se colocar zeros até termos um total de 8 dígitos. O pedido 123/22 ficará 22000123.
Nota! Os dados de auditoria do sistema permanecem salvos durante os meses definidos no Parâmetro 1034 - Exclusão de dados das Auditorias de Sistema e de Login, em Segurança > Administração > Parâmetros.
Como realizar o cadastro de um pedido de compra?
Como saber quem cancelou o saldo de um item da solicitação?
É possível desfazer um cancelamento de saldo de pedido?
Como saber quem cadastrou ou excluiu um insumo?
Como saber se um insumo teve a descrição alterada e por quem?
Como saber se um insumo teve alteração na Nota Fiscal de Compra?
Como saber quem autorizou uma medição?
Como saber quem cadastrou ou excluiu um aditivo?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!