Como saber quem cancelou um saldo de pedido de compras?

Uma Auditoria de Sistema consiste em uma coleta de dados para verificação e análise de informações, com o objetivo de reunir, agrupar e avaliar evidências referente a uma determinada ação no sistema.

Em
 alguns momentos faz-se necessário identificar qual usuário realizou o cancelamento de saldo de um pedido de Compra. Como essa informação não aparece nos relatórios de Engenharia e Suprimentos, somente é possível identificar via Auditoria do Sistema. 


Confira neste artigo como localizar o usuário que realizou tal ação e o momento desta alteração.

 

Nota! As Auditorias de Sistema somente poderão ser emitidas se o usuário for Administrador do Sistema ou se estiver autorizado para acessar a tela.


 

Passo a passo 


1. Ao acessar a tela de auditorias do sistema, em Segurança > Administração > Auditoria de Sistema, através dos Parâmetros Gerais informe os seguintes dados:

  • Ação : 1690 - SUP-ADC - Pedidos de Compra - Cancelamentos de Saldos - Salvar
  • Descrição: Informar o número do Pedido de compra
  • Período*: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria.


No exemplo, utilizamos o Pedido de Compra 3838:


Dica! Se desejar analisar mais de um pedido de compra, pode-se optar por deixar o campo Descrição em branco.


2. Outra opção, é realizar essa auditoria utilizando os filtros do campo Parâmetros Avançados, com os seguintes dados: 

  • Entidade: EADCENTREGAITEMPC
  • Campo: NUPEDIDOCOMPRA
  • Conteúdo: Informe o número do pedido de compra
  • Período*: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria.


No exemplo abaixo, também utilizamos o Pedido de Compra 3838:



3. Ao emitir o relatório será possível validar o usuário responsável pelo cancelamento de saldo do pedido de compra, além da data e horário em que foi realizado, conforme exemplo abaixo:



Atenção! Para pedidos em que a geração dos número é anual, exemplo 123/22, o número do pedido deve ser informado invertendo a ordem, primeiro o ano e depois o número do pedido. Entre os dois deve-se colocar zeros até termos um total de 8 dígitos. O pedido 123/22 ficará 22000123.



Nota! Os dados de auditoria do sistema permanecem salvos durante os meses definidos no Parâmetro 1034 - Exclusão de dados das Auditorias de Sistema e de Login, em Segurança > Administração > Parâmetros.



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Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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