Tenho pedidos de compra que constam como parcialmente entregues, mas os insumos deles não serão mais entregues por este fornecedor, ou a demanda não é mais necessária.
Nessas hipóteses é necessário cancelar o saldo pedidos. Assim somente os insumos que realmente serão entregues ficarão pendentes e os relatórios apresentarão as informações mais consistentes com a realidade da empresa.
Pré-requisito
Atenção! Antes de realizar o cancelamento de saldo é importante definir o que deve acontecer com o insumo da (s) solicitação (ões) / cotação (ões) quando o Pedido de cancelado. Isso pode ser verificado em Segurança> Administração> Parâmetros , através do parâmetro 104.
Como opções são:
- Inalterada - os insumos continuarão atendidos e nada ocorre com a solicitação (e cotação, caso tenha).
- Pendente novamente - a quantidade do insumo volta a ficar pendente na solicitação, perdendo o vínculo com o pedido cancelado. Caso o insumo tenha vindo de cotação ele fica pendente na solicitação, mas vinculado à cotação, sendo necessário dar continuidade a ela ou cancelar seu saldo.
- Exclusão da quantidade solicitada - a quantidade do insumo é excluída da solicitação.
Passo a passo
- Em Suprimentos> Compras> Pedidos de Compra> Cancelamentos de Saldos consulte e edite o pedido desejado.
- Verifique quais insumos / entregas você deseja cancelar, desmarque uma coluna “Saldo” e salve.
Agora o insumo está cancelado!