Como cadastrar uma Solicitação de Serviço no Módulo Gestão de Ativos?


As Solicitações de Serviços são requisições elaboradas com a identificação da necessidade de realizar alguma manutenção no equipamento/componente. E o responsável pela manutenção na empresa poderá avaliar a necessidade do serviço e associar as solicitações às Ordens de Serviço.

Através do Sistema de Frotas e Equipamentos, no Módulo Gestão de Ativos, pode ser monitorado as manutenções internas e externas realizadas nos veículos e máquinas da empresa.


No presente artigo apresentaremos como realizar o cadastro destas solicitações.


Pré-requisito 


No cadastro das Solicitações de Serviço, é possível solicitar Equipamentos ou Componentes:


➡O Equipamento antes de tudo é um Bem Móvel, podendo ser: veículos, betoneiras, retroescavadeiras, entre outros. Estes Bens Móveis irão originar, futuramente, os equipamentos do Sistema de Frotas e Equipamentos e devem estar previamente cadastrados em Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens > Móveis.


Dica! Confira como realizar o cadastro de um Bem Móvel:


Caso a Solicitação de Serviço for utilizada para solicitar EQUIPAMENTOS, estes equipamentos devem estar previamente cadastrados no Módulo Gestão de Ativos, acessando Frotas e Equipamentos > Equipamentos > Cadastros.


 

Caso a Solicitação de Serviço for utilizada para solicitar COMPONENTES, estes devem estar previamente cadastrados em Módulo Gestão de Ativos > Frotas e Equipamentos > Componentes. Os Componentes são as partes do veículo/máquina, como motor, pneus, esteira, entre outras.




Passo a passo 


1. Para cadastrar a Solicitação de Serviço, acesse o  Módulo Gestão de Ativos > Frotas e Equipamentos > Manutenções > Solicitações > Cadastros. Em seguida, clique no botão NOVO.





2. Informe a Data desta solicitação e o horário que ela esta sendo realizadaInforme também se esta Solicitação de Serviço irá solicitar Equipamento ou Componente.




Equipamento: Campo apresentado caso tenha sido marcada a opção Objeto de serviço* - Equipamento.


Componente: Campo apresentado caso tenha sido marcada a opção Objeto de serviço* - Componente.



3. Após selecionar o Objeto de Serviço*, será necessário informar a Condição do ObjetoSe o Equipamento/Componente da solicitação de serviço esta Parado ou Funcionando.


Nota! É obrigatório incluir uma Descrição.


➡ Manutenção preventivaMarque esta opção para indicar que a solicitação de serviço se refere a uma manutenção preventiva do Equipamento (a flag será apresentada caso tenha sido marcada a opção Equipamento).


Nota!  Marcando a flag  Manutenção Preventiva o sistema possibilita que vincule o Plano de Manutenção a esta solicitação. Basta clicar em ADICIONAR para informar o Plano de Manutenção.


 


Solicitante é colaborador: Por padrão, esta flag é apresentada marcada. Esta opção indica qual colaborador será o responsável pela solicitação de serviço. Solicitantes sempre serão credores selecionados como Colaborador, em Apoio > Pessoas > Credores. Caso esta flag seja desmarcada, o Sienge apresenta um campo obrigatório de informação livre para o usuário.




Dica! Confira como realizar o cadastro de credores:

 

4. Havendo informado os dados necessários, clique no botão SALVAR para gerar a Solicitação de Serviço.


 




Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.