A função Importações de Planilhas de Orçamentos entre Sienges permite importar orçamentos completos entre bases do Sienge. Dessa forma, é possível que os orçamentos sejam elaborados em um Sienge, exportados e importados para outra base Sienge.
Dica! Como cadastrar itens dentro do orçamento?
Confira como realizar essa importação.
Pré-requisito
1º A planilha que será importada para a base Sienge mediante a função Importações de Planilhas de Orçamentos entre Sienges, precisa anteriormente ter sido exportada também de uma base Sienge.
Dica! Como realizar a exportação de uma Planilha de Orçamento entre Sienges?
2º Somente será possível importar planilhas de orçamento para obras que estejam na situação Orçamento. Caso a obra não esteja enquadrada neste critério, ela não será apresentada para seleção dentre as opções.
Valide o status da obra no menu Apoio > Obras/Centros de custos > Cadastros. Consulte e edite a obra da importação e acesse a aba Obra. O status da obra esta localizado no campo Situação da obra.
Passo a passo
1. Acesse o menu Engenharia > Exportações e Importações > Orçamento > Importações > Entre SIENGEs. Informe a Obra, Grupo de serviço e selecione o arquivo que será importado.
A caixa de seleção Ignorar produto fiscal nos insumos importados não é um preenchimento obrigatório, a seleção ou não fica á critério da empresa. Caso selecionado, o produto fiscal dos insumos será considerado, caso a opção não seja selecionada, a informação do produto fiscal será ignorada.
2. Após preencher os campos obrigatórios (*) selecione o botão IMPORTAR para finalizar o processo.
Atenção! Ao clicar no botão IMPORTAR o sistema verificará se já existem informações para a obra nos sistemas de Orçamento, Planejamento, Acompanhamento e/ou Controle de Mão de Obra e apresentará a seguinte mensagem caso encontre alguma informação:
? Clique em OK para que as informações encontradas sejam excluídas e para que seja realizada a importação da planilha de orçamento. Orientamos cautela nessa decisão, pois a ação não poderá ser revertida.
Nota! Quando o orçamento é exportado pela opção Exportar preços dos serviços e suas composições (insumos e subserviços), ao importar esse orçamento em outra base Sienge, o sistema irá solicitar que o usuário informe qual será a conta financeira dos insumos e subserviços nas composições.
Atenção! Quando o orçamento é exportado pela função Exportar somente preços dos serviços calculados pelas composições, ao importar esse orçamento numa outra base Sienge, todos os serviços da obra serão do tipo Informado. Porque nessa função só exporta preço, e não composição.
Dica! Confira os artigos relacionados:
- Como funciona a importação do orçamento?
- Estou tentando importar o orçamento para uma obra, mas a obra não aparece. O que devo fazer?
- É possível copiar os insumos do orçamento de uma obra para outra?
- Como fazer Cópia de Orçamento?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!