Depois de cadastrar um pedido no sistema, chegou a conclusão que não será mais necessário esse lançamento. Dessa forma, é possível realizar o cancelamento de saldo ou excluir o pedido de compra.
No presente artigo explicaremos o passo a passo na exclusão do pedido de compras.
Pré-requisito
Para excluir um pedido de compra, o mesmo deve estar na situação PENDENTE:
Os pedidos Parcialmente Entregues ou Totalmente Entregues não podem ser excluídos, pois já foram atendidos por notas fiscais de compra. Neste caso, é obrigatório excluir a nota fiscal que atendeu o pedido.
Dica! Para localizar a nota fiscal associada ao pedido de compra utilize o Relatório Analise de Pedidos no menu Suprimentos > Compras > Relatórios > Pedidos de Compra.
O caminho para excluir a nota fiscal é Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compra > Cadastros .
Passo a passo
1. Acesse o pedido que deseja excluir no menu Suprimentos / Compras / Pedidos de Compra / Cadastros. Consulte e edite () o pedido:
2. Ainda na aba Cadastro, clique em EXCLUIR.
3. Por fim, confirme a exclusão do pedido de compra.
Será informado na tela a confirmação da exclusão do pedido.
Dica! Confira os artigos relacionados:
- Como saber se um pedido foi excluído e por quem?
- Como cancelo o saldo de um Pedido de Compra?
- Como atender um pedido de compra através de uma nota fiscal?
- Como Atender Parcialmente um Pedido de Compra?
- O que acontece com a previsão financeira do Pedido de Compra quando a Nota Fiscal é cadastrada?