Este artigo tem como objetivo ajudar na compreensão das funções disponíveis na Planilha de Planejamento, por meio do Sistema de Planejamento, para obras que não seguem a mesma estrutura de planejamento identifica a estrutura do orçamento.
Após cadastrar as tarefas, é possível realizar diversas alterações como copiar, recortar e colar itens, além de outras funcionalidades disponíveis na planilha.
Acompanhe a explicação de cada função a seguir.
Pré-requisito
As funções para edição na Planilha de Planejamento somente serão apresentadas para as obras que estiverem com a flag Manter a estrutura do planejamento idêntica a estrutura do orçamento desmarcada no cadastro da obra, em Apoio > Obras/Centros de Custo > Cadastros > aba Obra.
Dica! Por que os botões de edição não aparecem na planilha de Planejamento?
Passo a passo
Marcar intervalo de registros: Permite marcar blocos de itens do planejamento para manipular de forma mais prática vários itens. Para marcar o bloco, marque o item inicial e o item final do bloco desejado e em seguida clique no ícone para o sistema marcar todos os itens desse intervalo. Caso seja selecionado apenas o item inicial, essa função irá marcar todos os itens abaixo do item inicial.
Desmarcar todos os registros: Permite desmarcar todos os itens marcados no planejamento
Recortar: Permite mover itens do planejamento para outros pontos do mesmo planejamento. Serão recortados apenas os itens marcados
Copiar: Permite copiar itens do planejamento para outros pontos do mesmo planejamento. Serão copiados apenas os itens marcados. O fato de copiar os itens não irá alterar o planejamento, devendo ser usados em conjunto com o botão Colar para inserir no planejamento os itens copiados.
Colar: Permite colar itens do planejamento no mesmo planejamento. O sistema possui a função de inserir no planejamento os itens que estiverem copiados ou recortados, pelos botões de Copiar e Recortar, respectivamente. Para colar, deve-se clicar em uma linha do planejamento (esta ficará destacada em amarelo, indicando que está selecionada), e então ao utilizar o botão de Colar, os itens serão inseridos logo abaixo da linha clicada (com exceção dos casos em que a flag Inserir acima do registro atual esteja marcada).
Excluir registros marcados: Permite excluir itens do planejamento, excluindo os itens que estiverem marcados
Novas subtarefas: Essa opção permite selecionar tarefas do planejamento e criar de forma organizada subtarefas para cada uma. Após clicar no botão, será direcionado para a aba Novas Subtarefas.
• Posição do complemento: Apresentando as opções prefixo, indicando que o complemento será apresentado antes do nome da subtarefa, ou sufixo, indicando que será apresentado após o nome da subtarefa.
• Prefixo de exemplo: Complemento das descrições das tarefas + Nome da Tarefa.
• Sufixo de exemplo: Nome da Tarefa + Complemento das descrições das tarefas.
• Complemento das descrições das tarefas: Nome considerado para o complemento. Nessa descrição, é possível usar o parâmetro ''%n'' para adicionar no complemento a numeração de forma automática, que será contada a partir do número definido em Início da numeração, e irá se repetir com a quantidade definida em Quantidade de subtarefas.
• Quantidade de subtarefas: Quantidade de subtarefas que serão criadas.
• Início da numeração: Início da numeração de contagem das subtarefas.
Observando o exemplo a seguir, na tarefa chamada Alvenaria, serão criadas 4 subtarefas para o pavimento 1 até o pavimento 4 do Bloco A, onde a indicação do número do pavimento e do bloco deverão aparecer ao lado direito do nome da tarefa.
Após concluída a operação, as subtarefas serão apresentadas no seguinte formato:
- 4 subtarefas abaixo do agrupador de tarefa - ALVENARIA, iniciando no item Alvenaria - Pavimento 1 do Bloco A e terminando no item Alvenaria - Pavimento 4 do Bloco A.
O item Alvenaria, que antes era uma tarefa, com a criação de suas subtarefas, torna-se uma tarefa agrupadora, por isso fica destacada em negrito na planilha, e com isso não poderá receber datas de execução nem atribuição de custo. Essas deverão ser feitas a cada subtarefa.
Atribuir custo às tarefas (): Opção utilizada para atribuir o novo custo da(s) tarefa(s) selecionadas. Isso significa que, caso essas tarefas já tenham alguma atribuição de custo definida, utilizando esse botão, substituirá todos eles. Após marcar as tarefas e clicar no botão, será levado até a aba Custo. A atribuição de custo dessas tarefas poderá ser feita a partir de vários itens do orçamento.
Recuo para a esquerda (): Opção utilizada para alterar o Nível das tarefas de forma prática. O recuo para a esquerda diminuirá o nível da tarefa, dessa forma aumentando o seu nível hierárquico.
Exemplo: Uma tarefa de nível 4, ao ser recuada para esquerda, se tornará nível 3, onde se
tornará a agrupadora das outras tarefas de nível 4 logo abaixo dela.
Recuo para a direita (): Opção utilizada para alterar o Nível das tarefas de forma prática. O recuo para a direita aumentará o nível da tarefa, dessa forma diminuindo o seu nível hierárquico.
Exemplo: Uma tarefa de nível 3, ao ser recuada para direita, se tornará nível 4, de forma que deverá existir alguma tarefa de nível 3 acima dela, para respeitar os níveis hierárquicos.
Localizar: ID ou descrição do item do planejamento que deseja localizar.
Localizar registros (): Permite localizar algum item do planejamento conforme o que foi informado no campo Localizar.
Localizar próximo registro (): Permite localizar o próximo item do planejamento conforme o que foi informado no campo Localizar. Deve-se primeiramente usar o botão Localizar registros, para localizar o primeiro registro, e aí sim poderá utilizar esse botão para localizar os próximos.
: Opção para marcar manualmente uma tarefa do planejamento.
Tarefa sem custo (): Esse ícone, que será apresentado na coluna Inf., indica que a tarefa em questão não tem nenhum custo do orçamento atribuído.
Editar descrição (): Botão utilizado para alterar o nome da tarefa ou agrupador de forma mais prática.
Limpar datas (): Botão localizado ao lado de cada tarefa, onde apagará de forma prática a duração, início e término da tarefa em questão.
Abre a edição do registro ( ): Botão utilizado para definir e alterar os percentuais de execução da tarefa, na aba Execução, e para fazer a atribuição de custo da tarefa, na aba Custo.
Nota! Em estrutura do planejamento com mais de 1.500 linhas a maior parte dessas opções somente serão apresentadas caso tenha sido selecionada a opção Modo Seleção.
Dica! Confira nossos materiais de apoio:
- Quais as opções de edição na planilha de orçamento e para que servem?
- Como liberar uma Planilha de Projetos?
- Como liberar planilhas de Orçamento?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!