O Banco Central estabelece regras relacionadas a movimentações bancárias, sendo uma destas o impedimento de usufruir de TED ou DOC para transferir valor entre contas correntes do mesmo banco.
Visto isso, o sistema não permite programar títulos com a forma de pagamento TED ou DOC quando a conta corrente do fornecedor/credor for do mesmo banco que a conta corrente do convênio de pagamento escritural, desencadeando o código "F6".
Portanto, será necessário alterar a forma de pagamento do título para "Débito Automático / Crédito em C/C" e o presente artigo irá exemplificar como efetuar o ajuste.
Pré-requisito
- Utilizar a funcionalidade "Pagamento Escritural", acessada em: Financeiro / Contas a Pagar / Pagamento Escritural;
- Possuir a forma de pagamento adequada, cadastrada em: Financeiro / Apoio / Contas a Pagar / Formas de Pagamento - imagem abaixo demonstra como deverá ser.
Passo a passo
- Acessar Financeiro / Contas a Pagar / Pagamento Escritural / Programações de Pagamento. Localizar e identificar o título com o código "F6", clicando no ;
- Altere a "Forma de Pagamento" para crédito em C/C ou débito automático;
Dessa maneira, o Sistema Sienge vai permitir a programação do título via Escritural, pois estará respeitando a regra para transferência entre contas correntes do mesmo banco.
Dica! Se a conta corrente pagadora for do banco Santander (033), Bradesco (237) ou Itaú (301) e o banco do credor/fornecedor for o mesmo, poderá também utilizar a forma de pagamento PIX e não somente crédito em C/C ou débito automático.
Artigos relacionados:
VÍDEO - Como cadastrar formas de pagamento?
O que significam as situações F1, F2, F3, F4...?
Como programar um lote de pagamento escritural?
Como utilizar a forma de pagamento PIX nas parcelas do contas a pagar?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!