O rateio financeiro é o método de dividir a receita ou a despesa entre os planos financeiros e centros de custos, sendo esse processo realizado ao apropriar os valores financeiramente.
A apropriação financeira pode ser efetuada com rateios no cadastro de títulos a pagar, títulos a receber, movimentações financeiras do Caixa e Bancos, entre outros.
Portanto, este artigo tem como objetivo demonstrar o passo a passo de como ocorre um rateio financeiro.
Passo a passo
1. Ao apropriar a receita ou despesa, deverá clicar em "Adicionar", informando: centro de custo, plano financeiro, valor ou porcentagem, e então clicar em "Confirmar" para salvar o lançamento;
2. Após finalizar o rateio financeiro, salve o cadastro;
Atenção! Caso queira ajustar o rateio já existente, clique no e siga o passo a passo descrito acima.
Nota! Existem inúmeras possibilidades de rateios, como:
- Centros de custos diferentes e planos financeiros iguais.
Artigos relacionados:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!