A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e esse tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, facilitando assim o processo de integração digital entre empresa e órgãos reguladores.
Essa escrituração corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos.
Ao validar o arquivo no PVA, diversos erros podem ser apresentados, esses são apresentado de acordo com o cadastro inadequados ou incompletos no Sienge de suas informações.
Pré-requisito
Ter adquirido o modulo contabilidade e integração contábil e já estar com o mesmo implantado;
Ter o arquivo da ECD devidamente gerado no Sienge:
Dica! sobre esse aspecto segue o artigo com o passo a passo que pode te auxiliar: Como importar a ECD para validação? : Sienge Plataforma
Passo a passo
Passo 1- Ao tentar validar o arquivo gerado no Sienge no PVA e se deparar como o erro: "Deverá existir pelo menos um registro I157 no arquivo se 0000.IND_MUDANCA_PC igual a 1", conforme imagem do erro a seguir:
Atenção! Esse erro ocorre quando foi informado que houve mudança no plano de contas da empresa na geração da ECD e não foi cadastrado o Registro I157 no Sienge para a empresa dentro do período de entrega do SPED Contábil.
Passo 3- Após a verificação, tem-se duas possibilidades. Abaixo segue a orientação para cada possibilidade:
1ª possibilidade: Não houve mudanças no plano de contas:
→ Caso não tenham ocorrido as mudanças pontuadas acima, então na geração da ECD em: Contabilidade/Fiscal > Contabilidade > SPED > ECD - Escrituração Contábil Digital, precisará habilitar "0-Não houve mudança no plano de contas" no campo Mudança de plano de contas e gerar um novo arquivo da ECD e validar no Programa Validador (PVA), conforme imagem abaixo:
2ª possibilidade: Houve mudança no plano de contas:
→ No caso de mudanças nas contas contábeis ou nos centros de custos dos lançamentos do ano anterior para o ano atual da entrega da ECD, será preciso cadastrar o Registro I157 no sistema.
→ O cadastro do registro I157 no Sienge é realizado através desta tela: Contabilidade/Fiscal > Contabilidade > SPED > Registro I157, para efetuar esse cadastro pode seguir o passo a passo deste artigo: Como cadastrar o registro I157 para validar a ECD/ECF.
→ Após cadastrar o registro I157 para as alterações de contas contábeis ou de centro de custos, gere um novo arquivo da ECD habilitando a opção "Houve mudança no plano de contas" no campo Mudança de plano de contas, conforme imagem a seguir:
→ Depois valide o novo arquivo da ECD no PVA.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!