ECD é a escrituração contábil digital instaurada pelo governo brasileiro para fins fiscais e previdenciários e deverá ser transmitida pelas pessoas jurídicas a ela obrigadas.
A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e esse tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, facilitando assim o processo de integração digital entre empresa e órgãos reguladores.
Essa escrituração corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos.
Pré-requisito
Gerar ECD pelo Sienge: (Como Gerar a ECD no Sienge)
Passo a passo
Além do cadastro do grupo de empresas fiscais, será necessário o cadastro de grupo de empresas contábeis.
Para fazer o cadastro do Grupo de Empresas Fiscais, você deverá ir em:
Contabilidade/Fiscal / Apoio / Grupo de Empresas Fiscais
Para auxiliar no cadastro acesse o link:
Como crio um grupo de empresas para a entrega de apurações fiscais
Depois de finalizar esse cadastro será preciso cadastrar o grupo de empresas contábeis em:
Contabilidade/Fiscal / Apoio / Grupo de Empresas Contábeis
Atenção! Caso ainda não tenha o cadastro feito para as empresas, não precisará realizar o cadastro de um grupo para todas as empresas pois esse processo acarretará a alteração de toda a contabilidade das empresas envolvidas.
Dica! No entanto, o sistema permitirá o cadastro de um grupo individual, ou seja de um grupo formado por uma única empresa.
Após os cadastros dos grupos, gere novamente sua ECD para validação!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!