Neste relatório você pode visualizar o valor total de movimentações de entrada e saída da empresa e a posição de saldo das contas correntes.
Pré-requisito
Possuir autorização na ação de tela 1404 em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário.
Possuir autorização nas apropriações dos títulos a pagar, conforme os seguintes artigos orientam:
Manual de Autorizações - Autorizações para o Financeiro.
Manual de Autorizações - Autorizações para o Gerencial Financeiro.
Passo a passo
- Acesse: Suporte à Decisão / Gerencial Financeiro / Balancete Programa Financeiro e preencha os filtros conforme deseja realizar a consulta, depois clique no botão visualizar.
- Preenchimento dos filtros do relatório:
Empresa: Empresa em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no
relatório.
Centro de custo: Centro de custo em que foi apropriado o registro financeiro.
Documento: Este filtro permite definir quais documentos serão apresentados nos relatórios com suas respectivas informações.
Plano Financeiro: Este campo serve para definir quais contas do plano financeiro devem ser consideradas na apresentação do relatório. Ao filtrar uma conta do plano financeiro, só os
movimentos apropriados a elas serão considerados.
Período: Este campo serve para definir o período das movimentações financeiras que serão
apresentadas no relatório.
Seleção por: Neste campo, deve ser informado qual será a data considerada para a
apresentação dos valores, de acordo com os seguintes critérios:
• Data de pagamento: ordenação de acordo com a data de pagamento das parcelas
ou movimentos.
• Data de conciliação: ordenação de acordo com a data de conciliação das parcelas
ou movimentos.
Indexador correção: Esta opção define qual o indexador utilizado para correção dos valores a serem apresentados no relatório. A correção será realizada em toda e qualquer parcela a partir de sua data base e de acordo com atualização dos valores do indexador.
Dica! Os valores dos indexadores devem ser atualizados nas datas conforme a periodicidade do indexador para ocorra a correção dos valores a serem apresentados nos relatórios. Casso os valores não devam ser corrigidos, basta informar o indexador neutro, configurado no parâmetro 1 em Segurança / Administração / Parâmetros.
Apresentação em: Esta opção define o indexador utilizado no cálculo para apresentação dos
valores no relatório. Este cálculo é realizado através da divisão do valor da parcela pelo valor do indexador de acordo com o parâmetro 523 em Segurança / Administração / Parâmetros.
Correção até: Esta opção define a data até quando os valores a serem apresentados no relatório devem ser corrigidos.
Apresentar centros de custo consolidados: Selecione essa flag para que os centros de custos tenham os saldos consolidados.
Conta Corrente: Por meio dessa opção é permitido selecionar apenas as contas correntes para somar no saldo a ser considerado.
Considerar no disponível somente as contas associadas ao centro de custo: Ao
selecionar essa opção, o sistema irá considerar apenas as contas associadas ao centro de custo para calcular o saldo.
Considerar no disponível as contas do tipo caixa: Ao habilitar esta opção serão
apresentados os saldos das contas configuradas como “Caixa”.
Considerar no disponível as contas do tipo investimento: Ao habilitar esta opção serão
apresentados os saldos das contas configuradas como “Investimento”. - O relatório será apresentado conforme os filtros selecionados, como neste exemplo:
Informações apresentadas no relatório:
Código: Código da conta do plano financeiro apresentado na emissão do relatório.
Conta: Descrição da conta do plano financeiro apresentado na emissão do relatório.
Entradas: Soma dos valores de todos os movimentos de entrada rateados para a apropriação
financeira.
Saídas: Soma dos valores de todos os movimentos de saída rateados para a apropriação
financeira.
Saldo: Valor da coluna Entradas menos a coluna Saídas.
Total: É o cálculo das colunas de entradas, saídas e saldo, respectivamente.
Total geral: – Entradas: Soma das entradas de todos os planos financeiros.
– Saídas: Soma das saídas de todos os planos financeiros.
– Saldo: Soma dos saldos de todos os planos financeiros.
Na parte de resumo, serão encontradas as seguintes informações:
Saldo em: Dia anterior à data inicial do período informado nos parâmetros do
relatório: Valor disponível na conta corrente (não conciliado) no dia apresentado na
coluna Saldo em (primeira coluna).
Saldo anterior: Soma do valor disponível de todas as contas correntes apresentadas na
coluna Saldo em.
Entradas: Soma de todas as entradas da empresa.
Saídas: Soma de todas as saídas da empresa.
Saldo total: Saldo anterior + Entradas – Saídas.
Saldo em: Dia final informado no período do relatório: Valor disponível na conta corrente
(não conciliado) no dia final informado no período do relatório apresentado na coluna Saldo
em (primeira coluna).
Saldo atual: Soma do valor disponível (não conciliado) de todas as contas apresentadas.
Atenção! O relatório Balancete Programa Financeiro só poderá ser comparado aos demais relatórios gerenciais que apresentam informações das contas do plano financeiro , caso o parâmetro 259 esteja para "não" em Segurança / Administração / Parâmetros.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!