Como emitir uma NF-e pelo Sienge?

A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento oficial emitido por meios eletrônicos (internet), que formaliza vendas e prestações de serviço, tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas.  


Para tal emissão, há configurações essenciais que precisam ser executadas no Sienge. Nesse sentido, esse artigo se insere em forma de manual para que possa configurar suas informações adequadamente e emitir sua NF-e. 


Pré-requisito 

Para emissão da nota fiscal eletrônica é necessário:

  • Ter os cadastros básicos executados no Sienge (empresa, cliente, fornecedor...);
  • Ter os cadastros fiscais devidamente registrados (Produto/serviço, CFOP, Operação...);
  • Ter adquirido o módulo Nota Fiscal; 
  • Ter adquirido o certificado digital A1 e estar com o mesmo válido;
  • Ter credenciado o documento utilizado para emissão NFe (modelo 55); e
  • Ter algumas configurações praticadas no Sienge


A esse respeito, a seguir serão apresentados os passos a passos das configurações antecedentes a configuração e emissão de uma nota fiscal eletrônica


Atenção! É indicado aos usuários que tenham sido feitos os treinamentos e consultoria do módulo para a melhor parametrização e configuração de acordo com o negócio e a necessidade do mesmo. 


Passo a passo 


Para emissão das notas fiscais de forma eficaz, algumas etapas são essenciais. Sendo assim, algumas configurações precisam ser feitas apenas uma vez para emissão dessa NF-e ou em caso de atualização de informações na base, nesse sentido segue tais etapas abaixo: 


Etapa 1 - Certificado digital: 


Para configurar o certificado digital deve ir em: Apoio > Certificados Digitais > Cadastro


A esse respeito, temos o artigo e vídeo a seguir: 



Etapa 2 - Configuração da série e empresa utilizada na emissão:


Vá nas configurações do Documento Fiscal Configurar o documento fiscal em: Notas Fiscais > Apoio > Configurações para documentos ficais > Adicionar nova série: 

  • Inserir o número da série; 
  • Número inicial (a que está iniciando no Sienge); 
  • Número atual (Número da última nota emitida pela empresa); 
  • Ambiente produção (envio direto pra Sefaz) e homologação (ambiente de teste); 
  • Marcar como configuração padrão 
  • Clicar em “Adicionar”, depois subir um pouco a tela e clicar em “Salvar” 


Dica! Sobre esse aspecto segue artigo com o passo a passo: 


Como configurar a série e empresa para emissão de uma NF-e ou NFS-e? 


Etapa 3 Configuração do produto fiscal:


A esse respeito, são necessários fazer as configurações para criar os produtos/serviços fiscais para emissão de NF-e, apresenta-se a seguir:


– Em: Apoio > Produtos/Serviços > Produtos/Serviços Fiscais > Novo > Preencher as informações pertinentes ao produto/serviço na aba 'Cadastro' > Salva.


– Ainda no cadastro do produto/serviço fiscal, vá na aba "Produtos/Serviços" > É possível adicionar, editar, copiar e configurar produto/serviço para emissão de NFe.


A esse respeito, temos o artigo e vídeo a seguir: 



Etapa 4 - Configuração das operações utilizadas na nota fiscal:


São necessárias também as configurações para criar operações da NF-e (Venda, Devolução, Outros): 

  • Para isso, deve-se ir em: Notas Fiscais > Apoio > Emissão de NFE > Operações > “Novo”. 
  • Deve preencher as informações de acordo com sua necessidade respeitando o critério de entrada e saída de suas operações cadastradas.

Nota! A descrição fica a critério do usuário para descrever a operação. Quando essa operação, se for de Devolução, altera-se o campo “Tipo de Operação” para Devolução. 


No entanto, quando a operação for de Transferência, Remessa, Retorno, altera-se o campo “Tipo de Operação” para Outros. Já quando a operação for de Venda, alterar o campo “Tipo de Operação” para Venda de Produtos/Serviços. 


Atenção! O tipo de operação nesse caso deve ser assinalado se a operação vai ser de entrada ou saída pois essa irá definir o percurso fiscal de seus produtos e serviços. 



Dica! Sobre esse aspecto segue artigo como o passo a passo de como fazer o cadastro: 


Como cadastro operações para emissão de NFe? 


Atenção! Operação para simples nacional, se na parametrização anual estiver que excedeu o limite do simples, na emissão NF-e é considera regime de tributação normal (LP ou LR) seguindo normativas vigente. 


Atenção! Ressalta-se que caso a empresa emitente seja do Simples Nacional, a operação precisa ser obrigatoriamente do Simples Nacional, necessitando ser marcada a flag “Simples Nacional” no cadastro da operação em questão.


Etapa 5 - Configuração do Documento utilizado na emissão da nota:



Para emissão da nota fiscal, será necessário ter um documento cadastrado devidamente configurado como documento fiscal.


Dica! Sobre esse aspecto, deverá seguir o passo a passo do artigo disponível em: 


Onde informo o modelo fiscal de um documento? 


Nota!  Geralmente esse documento é um documento de NFE, porém quando a operação é de “Devolução”, há uma particularidade, pois só vai aparecer documentos que estejam cadastrado e configurados como “Documento de Devolução”. 



Dica! Sobre o documento de devolução, siga o passo a passo disponível no link abaixo:


Como configurar o documento de devolução para emitir NF-e?



Etapa 6 - Depois de todas as configurações devidamente executadas, elabore a nota para emissão, para isso, siga o passo a passo a seguir:



Passo 1 - Para elaborar a nota a ser emitida, vá em: Notas Fiscais > Emissão de NFE > Emissão     > clique em “Novo” conforme ilustração a seguir:



Passo 2 - Selecione a operação cadastrada de acordo com sua necessidade, na lupa conforme         ilustração a seguir: 



Atenção! O campo Destinatário irá depender do cadastro da operação como foi configurada         “Tipo de Destinatário”, se selecionou “Cliente”, vai aparecer para selecionar o cliente, se selecionou “Credor”, aparecerá o campo de Credor para selecionar em sua emissão e assim por diante. 


Passo 3 - Selecione o emitente (empresa) e o destinatário (cliente ou credor) depois salve a informação, conforme ilustração a seguir:



Nota! Após salvar a tela principal do cadastro da NF-e novas abas ficarão disponíveis e essas devem ser preenchidas da melhor forma possível. 


Passo 4 - Configure os itens da nota fiscal clicando na aba de itens da nota e adicionando o item clicando em novo conforme ilustração a seguir:



Atenção! Para que a NF-e fique completa para ser transmitida à SEFAZ é obrigatório o preenchimento de ao menos um item na nota.


Dica! Caso seja uma nota de devolução, será necessário referenciar a mesma, nesse sentido, deverá seguir o passo do artigo a seguir:


Como gerar a Emissão de NFe de Devolução de Compra?


Passo 5 - Preencha os campos obrigatórios com "*" de acordo com sua necessidade e salve conforme destaque da imagem a seguir:



Atenção! Após salvar o item da nota, será habilitada uma nova aba com informações fiscais que devem ser preenchidas com acompanhamento do contador responsável da empresa.


Dica! Também é possível adicionar informações complementares à NF-e. Se for necessário, poderá detalhar as informações de frete por exemplo na aba frete conforme imagem ilustrativa a seguir:



Atenção! No decorrer dos cadastros da nota fiscal, quando não souber quais informações preencher deverá confirmar com contador de sua empresa. 


Passo 6- Na aba “Observações”, poderá acrescentar alguma observação referente a nota em questão, clique em adicionar e inclua a informação conforme ilustração a seguir:


Nota! Não é obrigatório, fica a cargo de quem está elaborando a nota avaliar essa necessidade. 




Passo 7 - Na aba “Informações de Pagamento”, será informado as condições de pagamento, se vai ser à vista, a prazo, ou de algum outro modo. Clicando em adicionar as informações poderão ser inseridas conforme ilustração a seguir: 



Atenção!  Quando a nota for de devolução, pois como é uma devolução não haverá saída de caixa ou entrada, nesse caso pode ser preenchido como: Forma de pagamento → à vista; Meio de Pagamento → sem pagamento; Valor do Pagamento → deixar zerado (ex: 0,00).


Passo 8 - Com a nota devidamente cadastrada, retorne a aba “Cadastro”, validar a nota, salve e valide a nota conforme destaques da ilustração a seguir:




Nota! Após a validação, visualize a DANFE para verificar se as informações estão certas. Caso estejam, é só transmitir as informações aos órgãos reguladores e aguardar o retorno da comunicação entre os envolvidos.

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.