Como gerar e analisar o relatório Fluxo de Caixa Conciliado?

Este relatório apresenta informações detalhadas sobre os registros financeiros conciliados em um determinado período. Serão consideradas as parcelas dos sistemas Contas a Pagar, Contas a Receber e as movimentações do sistema Caixa e Bancos. As informações são apresentadas de acordo com o agrupamento e o tipo de análise selecionados para a emissão do relatório.


Pré-requisito 

Possuir autorização na ação de tela 5129 em Segurança / Autorizações / Usuários.


Atenção! Atualmente o relatório Fluxo de Caixa Conciliado não está considerando a autorização de usuário por empresa, já está no radar para ser incluído, mas por enquanto, para que os usuários não tenham acesso, deverá seguir o processo de desautorizar a ação 5129.

 

Passo a passo 

  1. Acesse: Suporte à Decisão / Gerencial Financeiro / Fluxo de Caixa Conciliado e preencha os filtros conforme deseja realizar a consulta, depois clique no botão visualizar.

    Preenchimento dos filtros do relatório:

    Agrupar por: Agrupamento para emissão do relatório. Este campo permite que as informações sejam apresentadas por um determinado tipo de registro, como Holding; Subsidiária; Grupo de empresa; Projeto; Tipo de negócio; Empresa; Área de negócio; Obra/Centro de custo.
    Documentos: Tipos de documento em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório. (Ver Como cadastrar um documento?)
    Período: Período de vencimento/baixa das parcelas e das datas de movimentações de caixa e bancos em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório.
    Indexador correção: Indexador utilizado para correção dos valores a serem apresentados no relatório. A correção será realizada em toda e qualquer parcela a partir de sua data base e de acordo com atualização dos valores do indexador. (Ver Qual o passo a passo para a criação de um novo indexador? e Como cadastrar os valores dos indexadores?

    Dica! Os valores do indexador devem ser atualizados nas datas - diariamente ou mensalmente (conforme periodicidade do indexador) para que ocorra a correção dos valores a serem apresentados no relatório. Caso os valores não devam ser corrigidos informe o indexador neutro para que não ocorra a correção. Defina no parâmetro 1 do sistema (Segurança / Administração / Parâmetros) o indexador neutro.

    Apresentação em: Indexador utilizado no cálculo para apresentação dos valores no relatório. Este cálculo é realizado através da divisão do valor da parcela pelo valor do indexador (de acordo com o parâmetro 523 definido em Segurança - Administração - Parâmetros).

    Correção até: Data até quando os valores a serem apresentados no relatório devem ser corrigidos.
    Disponível em: Data em que serão totalizados os valores dos saldos das contas correntes do disponível. Este campo ficará disponível caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível. Acesse: O que representa o campo "Disponível em" nos relatórios de Fluxo de Caixa.
    Conta corrente: Contas correntes que compõe o disponível.
    Tipo de análise: Selecione entre as opções realizado, comprometido, a realizar, para visualizar as parcelas baixadas, ou parcelas com baixa e em aberto, ou apenas parcelas em aberto, respectivamente.

    Periodicidade - Diário: Marque esta opção para que os valores sejam totalizados diariamente. 

    Mensal: Marque esta opção para que os valores sejam totalizados mensalmente.

    Forma de apresentação - Sintético: Marque esta opção para visualizar o relatório com o resumo dos lançamentos. Analítico: Marque esta opção para visualizar o relatório com detalhamento dos lançamentos.
    Calcula somatório anterior ao período solicitado: Marque esta opção para que sejam apresentados os valores acumulados referentes às entradas e saídas anteriores ao período informado. (Esta opção estará disponível caso tenha sido marcada a opção Gerar relatório por visão do plano financeiro).

    Considerar documentos de previsão: Marque esta opção para que sejam buscadas também informações de lançamentos associados a documentos de previsão. (Esta opção não estará disponível caso tenha sido marcada a opção Tipo de análise - Realizado).

    Incluir títulos inadimplentes: Marque esta opção para que sejam buscadas também informações de títulos marcados como inadimplentes.

    Considerar disponível: Marque esta opção para que seja apresentado o valor disponível. Esta opção será apresentada conforme o agrupamento escolhido para emissão do relatório.

    Considerar no disponível as contas do tipo caixa: Marque esta opção para que seja considerado o saldo das contas do tipo caixa no valor disponível apresentado no relatório. Esta opção estará disponível caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível.

    Considerar no disponível as contas do tipo investimento: Marque esta opção para que seja considerado o saldo das contas do tipo investimento no valor disponível apresentado no relatório. Esta opção estará disponível caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível
    Considerar cheque pré-datado não conciliado como movimento a realizar: Marque esta opção para que o cheque em impresso que ainda não está conciliado, pois não teve o pagamento confirmado, seja considerado como movimento a realizar.


  2. O relatório será apresentado conforme os filtros selecionados, como neste exemplo: 
    Fluxo de caixa por: Agrupamento informado para emissão do relatório.
    Período: Período informado para emissão do relatório.
    Valores corrigidos em: Indexador utilizado na correção dos valores apresentados no relatório.
    Valores apresentados em: Indexador que serão impressos os valores.
    Tipo de análise: Tipo de análise informada para emissão do relatório: realizado, a realizar, comprometido.
    Seleção por: Tipo de seleção informada para emissão do relatório: data de vencimento/pagamento, data de emissão ou data contábil.
    Disponível em __/__/__: Saldo total das contas correntes que compõe o disponível. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível na página de seleção de campos para o relatório).

  3. Informações apresentadas no relatório:

    Data: Data de vencimento/recebimento/pagamento da parcela apresentada(caso o registro tenha origem no sistema de Contas a Pagar ou de Contas a Receber) ou data do movimento apresentado (caso o registro tenha origem no sistema de Caixa e Bancos). (Será apresentada a data conforme o tipo de análise informado para emissão do relatório).
    Centro de custo: Centro de custo em que foi apropriado o registro financeiro.
    Documento: Documento e o número da parcela apresentada.
    Tít/Parc: Número do título da parcela apresentada. 
    Orig.: Origem do registro financeiro apresentado. Veja O que significa as siglas de origem do Sienge?
    Cliente/Fornecedor: Cliente ou fornecedor do título da parcela apresentada.
    Observação: Observação do título da parcela apresentada. Caso o registro seja uma movimentação do sistema Caixa e Bancos.
    Entradas: Valor líquido da parcela apresentada.
    Saídas: Valor líquido da parcela apresentada.
    Saldo: Valor do saldo no dia após o registro financeiro.
    Documento/Conta: Forma de recebimento/pagamento e número da conta corrente em que foi realizado o recebimento/pagamento do registro. (Chq -> cheque/Docta -> Débito em conta).
    Total do dia __/__/__:
    Entradas: Valor total de entradas no dia para o agrupamento.
    Saídas: Valor total de saídas no dia para o agrupamento. Caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível sem cheques pré-datados na página de seleção de campos para o relatório, o valor apresentado considerará os cheques pré-datados para o respectivo período.

    Total do período:
    Entradas: Valor total de entradas no período para o agrupamento.
    Saídas: Valor total de saídas no período para o agrupamento. Caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível sem cheques pré-datados na página de seleção de campos para o relatório, o valor apresentado considerará os cheques pré-datados para o respectivo período.


  4. Informações apresentas no relatório na visualização sintética:
    Mês: Mês dos valores apresentados.
    Início: Data de início do mês.
    Fim: Data de fim do mês.
    Entradas: Valor total de entradas no mês para o agrupamento.
    Saídas: Valor total de saídas do mês para o agrupamento.
    Diferença: Diferença entre entradas e saídas do mês para o agrupamento.
    Saldo: Valor do saldo após o fim do mês.
    Total do período: 
    Entradas: Valor total de entradas no período para o agrupamento.
    Saídas:  Valor total de saídas no período para o agrupamento. Caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível sem cheques pré-datados na página de seleção de campos para o relatório, o valor apresentado considerará os cheques pré-datados para o respectivo período.    
    Diferença: Diferença entre entradas e saídas do período para o agrupamento.



Atenção! No saldo disponível só serão consideradas as contas correntes ativas e não serão consideradas as contas de emissão de cheque e de reapropriação financeira, conforme o agrupamento:

 

AGRUPAMENTO POR:    

NO DISPONÍVEL:

Empresa

Grupo de empresa

Tipo de negócio

Projeto

Será considerada a soma dos saldos das contas correntes associadas às empresas correspondentes.
Centro de custo
Será considerada a soma dos saldos das contas correntes informadas no disponível dos centros de custo. Caso nenhuma conta tenha sido informada, no disponível será considerada a soma dos saldos das contas correntes associadas à empresa correspondente.

Área de negócio

Obra

Será considerada a soma dos saldos das contas correntes informadas no disponível dos centros de custo associados à área de negócio ou a obra. Caso nenhuma conta tenha sido informada, no disponível será considerada a soma dos saldos das contas correntes associadas às empresas correspondentes.


 Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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