Como cancelo o saldo de um Pedido de Compra?

Tenho pedidos de compra que constam como parcialmente entregues ou pendentes, mas os insumos deles não serão mais entregues pelo fornecedor, ou a demanda não é mais necessária. 


Nessas hipóteses, é possível cancelar o saldo desses pedidos. Assim, somente os insumos que realmente serão entregues ficarão pendentes e os relatórios apresentarão as informações mais consistentes com a realidade da empresa. 


Neste artigo apresentaremos um passo a passo de como realizar esse cancelamento de saldo de pedidos de compra.


 

Pré-requisito 


Atenção! Antes de realizar o cancelamento de saldo é importante definir o que deve acontecer com o insumo da(s) solicitação(õescotação(õesquando o pedido for cancelado. Isso pode ser verificado em Segurança> Administração> Parâmetros, através do parâmetro 104. 


Como opções temos: 

  • Inalterada - os insumos continuarão atendidos e nada ocorre com a solicitação (e cotação, caso tenha);
  • Pendente novamente - a quantidade do insumo volta a ficar pendente na solicitação, perdendo o vínculo com o pedido cancelado. Caso o insumo tenha vindo de cotação, ele fica pendente na solicitação, mas vinculado à cotação, sendo necessário dar continuidade a ela ou cancelar seu saldo; 
  • Exclusão da quantidade solicitada - a quantidade do insumo é excluída da solicitação. 



Passo a passo 

1. Em Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra > Cancelamentos de Saldos consulte o pedido desejado e clique no ícone:

2. Verifique quais insumos/entregas você deseja cancelardesmarque a coluna “Saldo” e salve:  



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!   


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