Tenho pedidos de compra que constam como parcialmente entregues ou pendentes, mas os insumos deles não serão mais entregues pelo fornecedor, ou a demanda não é mais necessária.
Nessas hipóteses, é possível cancelar o saldo desses pedidos. Assim, somente os insumos que realmente serão entregues ficarão pendentes e os relatórios apresentarão as informações mais consistentes com a realidade da empresa.
Neste artigo apresentaremos um passo a passo de como realizar esse cancelamento de saldo de pedidos de compra.
Pré-requisito
Atenção! Antes de realizar o cancelamento de saldo é importante definir o que deve acontecer com o insumo da(s) solicitação(ões) / cotação(ões) quando o pedido for cancelado. Isso pode ser verificado em Segurança> Administração> Parâmetros, através do parâmetro 104.
Como opções temos:
- Inalterada - os insumos continuarão atendidos e nada ocorre com a solicitação (e cotação, caso tenha);
- Pendente novamente - a quantidade do insumo volta a ficar pendente na solicitação, perdendo o vínculo com o pedido cancelado. Caso o insumo tenha vindo de cotação, ele fica pendente na solicitação, mas vinculado à cotação, sendo necessário dar continuidade a ela ou cancelar seu saldo;
- Exclusão da quantidade solicitada - a quantidade do insumo é excluída da solicitação.
Passo a passo
1. Em Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra > Cancelamentos de Saldos consulte o pedido desejado e clique no ícone:
2. Verifique quais insumos/entregas você deseja cancelar, desmarque a coluna “Saldo” e salve:
3. Com isso, o saldo do insumo estará cancelado no pedido de compra.
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